Como costurar à mão


5323205545_72794491df

Desde o início dos tempos, os homens da pré-história sempre procuravam encontrar modos mais fáceis de se protegerem do frio, vento, entre outros aspectos, com peças que se encaixavam com mais facilidade em seus corpos.  Assim, as primeiras vestimentas do ser humano foram peles de animais amarradas e moldadas em extratos vegetais.

Ao longo dos séculos, começando na antiguidade, as mulheres com roupas mais sofisticadas começaram a chamar mais atenção, valorizando assim a arte de se preparar uma roupa. Dessa forma, os hebreus, e principalmente os gregos, iniciaram o processo de tecer roupas com maior riqueza de detalhes e sofisticação. Foi através dos séculos, que a costura se desenvolveu, e foi ganhando força, importância e principalmente, foram desenvolvidos os mais diversos tipos de corte e costura.

Apesar de que, os as inovações tecnológicas, que permitem hoje que as mulheres costurem roupas, forros, cortinas e entre outros tecidos em máquinas de costurar, ainda é muito relevante, não apenas para a mulher, mas também para os homens, aprender a costurar a mão.

7992821943 c1c489355a Como costurar à mão

Via Flickr

Importância de saber costurar à mão

  • Você não precisará de ajudar de terceiros. Como tudo na vida, nada melhor do que você mesmo realizar uma tarefa tão simples como costurar a mão, sem a necessidade de ficar pedindo ajuda da mãe, avô, Irma, ou costureira da esquina da sua casa
  • Você economizará dinheiro. Como hoje tudo está caro, inclusive ir em uma costureira, é de grande utilidade que tarefas simples como a costura a mão sejam realizadas por você mesmo
  • Você sabendo costurar a mão, não terá necessidade de pagar ninguém para realizar uma tarefa simples como por exemplo, costurar a barra de uma calça, ou até mesmo a sua camisa que rasgou
  • A costura será mais um aprendizado na sua vida. Sempre é bom para a mente e o corpo aprender novas ideias e técnicas de diversos assuntos. E claro, a costura a mão é uma arte que tranquiliza a mente e o corpo
  • Você pode ganhar dinheiro com isso.  Devido ao capitalismo e a enorme necessidade de ganhar dinheiro, não basta ter apenas um único emprego. Então, pode ser que você aperfeiçoe a costura a mão, e até depois passe a costurar em máquinas de costura profissional ganhando um bom dinheiro, seja como profissão principal, ou profissão auxiliar

Se você já está curioso em saber como é que se costura, serão mostradas agora para você algumas noções básicas de costura.

Materiais

  • Agulha
  • Linha de costura de cor e marca da sua preferência
  • Tecido qualquer que você deseja costurar
5131108023 dde094f556 Como costurar à mão

Via Flickr

Como costurar à mão – Passo a passo

  1. Com muito cuidado para não se furar com a agulha, coloque a linha dentro da agulha
  2. Para fazer o ponto alinhavo, você precisa colocar a agulha já com a linha dentro, e a coloque dentro e fora no sentido reto com espaços iguais.
  3. Para fazer o ponto corrido, é necessário repetir o processo inicial do ponto alinhavo, porém você deixa um espaço bem menor do que você normalmente deixa no ponto alinhavo.
  4. Você também pode fazer o ponto trás, que é normalmente realizado quando se necessita costurar roupas ou outros tecidos desfeitos.  Você precisa colocar a agulha em um ponto do tecido,  e trace a agulha em outro pelo menos dois dedos de distancia do primeiro ponto que você traçou inicialmente. Agora trace a agulha no meio dos pontos por trás do tecido.
  5. O ponto luva é um dos mais fáceis, já que é para tecidos que tem a tendência de se desfiarem. E para realizá-lo, basta traçara a agulha na diagonal com espaços curtos.
5323205069 24cfb95240 Como costurar à mão

Via Flickr

Esses foram o passo a passo da realização dos principais pontos de costura. Existem outros tipos de pontos de costura a mão, que caso você tenha mais curiosidade sobre o assunto, recomendamos a você iniciar um curso básico de corte e costura.

Boa Sorte!