Como costurar cortinas


530099937_0de1b113bc_z-F550x450

A cortina desempenha papel fundamental na  decoração de um ambiente. Mas, além de arrematar a decoração, o seu lado funcional é ainda mais importante, pois garante conforto, filtra a luz e mantém a privacidade. Para executar alguns modelos de cortinas não precisa ser expert, basta ter em casa uma máquina de costura doméstica e noções básicas de costura. Para praticar siga o passo a passo para confeccionar um modelo simples para janela de 1 m de altura por 1,50 m de largura. O modelo serve para varão, no final do passo a passo veja dica para adapta-la para trilho.

2434266830 cae4f5c7e6 z F550x450 Como costurar cortinas

via flickr

Você irá precisar de:

  • Máquina de costura que faça costura reta, seja doméstica ou industrial
  • 1,60 m de voil próprio para cortina, pois esses têm 3 m de largura
  • Linha na cor do tecido
  • Tesoura
  • Alfinete

Passo a passo

  1. Fique atenta na hora do vendedor cortar o tecido, se vier torto provavelmente irá faltar tecido. Aproveite e peça para que ele corte ao meio, no sentido da largura. De forma que você tenha dois pedaços de 1,60 X 1,50.
  2. Faça primeiro a barra lateral dos dois lados, dobrando 2 cm para dentro duas vezes e passe costura reta.
  3. O próximo passo é fazer a barra inferior, ou seja, de baixo. Dobre 2 cm e em seguida dobre mais 8 cm para o avesso e prenda com alfinetes. Só passe a máquina quando toda extensão da barra estiver alfinetada ou alinhavada, para facilitar a costura.
    2183348911 f104930821 z F550x450 Como costurar cortinas

    via flickr

  4. Os 2 cm é para que a borda do tecido fique escondida para dentro, para que não desfie.
  5. Observe que nas laterais da barra, ficará uma abertura de 8 cm, que não servirá para nada, por isso, se preferir passe uma costura à mão ou à máquina para fecha-las.
  6. O próximo passo é fazer a barra superior, ou seja, de cima. É por onde passará o varão.
  7. Proceda da mesma forma que foi feita com a barra inferior, só não feche as laterais da barra, pois por essa abertura será colocada a cortina no varão.
  8. A cortina básica está pronta. Se gostou da experiência, pode na segunda cortina ousar um pouco mais fazendo um bandô, abraçadeira, babados, etc. São muitas as possibilidades.

Dica

  • Se sua janela tem outra dimensão, veja como comprar a quantidade certa para esse modelo em outro tamanho.
  • Meça a altura, de onde está ou será colocado o varão/trilho, até o comprimento que deseja que sua cortina tenha. Acrescente mais 20 cm para as barras inferior e superior.
  • Essa conta funciona somente se o tecido tiver 3 metros de largura. Geralmente os que são próprios para cortina têm essa medida.
  • Caso queira um tecido que tenha 1,40 ou 1,50 de largura, que são bem comuns, então você precisará comprar duas vezes a altura da cortina + os centímetros para as barras.
    177022330 c81ef09732 z F550x450 Como costurar cortinas

    via flickr

Adaptando para trilho: Para adaptar essa cortina para trilho, você vai precisar em média 30 rodízios para trilho e 4 terminais. Siga o passo a passo e quando chegar na barra superior, feche as laterais e prenda os rodízios com pontinhos à mão com uma distância de 10 cm entre um e outro. E nas extremidades da cortina prenda com pontos à mão os terminais. Se não quiser que os rodízios apareçam, não os pregue bem na borda, mas no meio da barra superior pelo avesso. Quando colocar a cortina, aperte o parafuso que vem no terminal, isso impedirá que a cortina saia do trilho quando for aberta. Quando quiser tirar para lavar, por exemplo, é sou afrouxar o parafuso e tirar facilmente a sua cortina do trilho.