Como costurar malha


sew

Entre as inúmeras especificações de tipos de tecidos, eles primeiramente se dividem em dois tipos conhecidos como tecidos planos e malhas. Tecido plano é aquele que não desfia, como o tecido da toalha de mesa, da cortina, da roupa de alfaiataria, entre outros. Malha é todo aquele que ao puxarmos, as tramas cedem, ou seja esticam.

Depois dessas duas especificações, os tecidos se dividem em outras de acordo com a sua composição.  Qualquer máquina costura eficientemente o tecido plano, mas nem toda máquina costura eficientemente malha. Até pode costurar, mas ao vestir a roupa, as tramas vão se esticar e a costura não e assim provavelmente irá romper a costura. Já uma máquina própria para malha usa linhas que também cedem. Está aí a diferença que faz uma máquina overloque fechar uma roupa de malha muito melhor do que uma máquina zig zag.

3969902134 cf9ccc751d z F550x450 Como costurar malhalululemon athletica / Flickr

Materiais

  • Máquina overloque
  • Máquina zig zag ou galoneira com linha na cor da malha
  • 2 cones de linha para overloque
  • 1 cone de linha para costura reta
  • 1 pedaço de malha
  • 10 cm de ribana na cor da malha, ou outra cor que combine
  • Tesoura
  • Fita métrica
  • 1 molde ou uma regata para servir de molde/modelo

Como fazer

  1. Corte a peça que pretende fazer, supomos que seja uma regata em malha de algodão sem manga e com ribana nas cavas;
  2. Coloque os fios devidamente, conforme manual ou conforme a assistência técnica orientou. São diversos lugares po onde as linhas devem passar e basta um local errado para que a máquina não costure;
  3. Feche as laterais e os ombros da regata, deixando a malha direito com direito;
  4. Pegue a ribana dobrada ao meio no sentido da largura, de forma que fique uma tira dupla de 5 cm;
  5. Coloque sobre a cava (com a regata ainda pelo avesso) e pregue com overloque a ribana (dobrada) levemente esticada nas bordas da cava, deixando 2 cm para finalizar depois;
  6. Faça o mesmo com a outra cava e com o decote;
  7. Finalize emendando as pontas da ribana pelo avesso;
  8. Para fazer a barra com overloque não é possível, a menos que você queira apenas um acabamento de overloque. Se preferir a barra dobrada, coloque agulha dupla em uma máquina zig zag e dobrando 2 cm para o avesso dentro, costure pelo direito a barra da regata.

Obs. Se costurar pelo avesso, o lado direito da costura (reta dupla) ficará no avesso. Se tiver uma máquina galoneira é só passar a barra dobrada pela máquina com linhas e pronto.

Dicas

  • Como a malha estica na hora de vestir a roupa os decotes e cavas podem ser menores e não há necessidade de colocação de zíper ou botões;
  • Vai copiar um modelo de roupa para fazer com malha? Então copie roupas que também foram feitas com malha, pois o caimento e os acabamentos são totalmente diferentes;
  • Compre uma revista de moldes, todas trazem explicações sobre como saber o grau de extensão da malha, dicas e truques importantes para quem está aprendendo.

3948471080 566a6dca12 z F550x450 Como costurar malhalululemon athletica / Flickr

Truque

Se você tem apenas uma máquina zia zag e deseja arrumar uma peça de malha, ou até mesmo fazer uma peça para uso próprio, use o seguinte truque: enquanto vai passando o tecido pela agulha para fechar a peça, estique levemente  tecido, assim, quando a pessoa for vestir terá que esticar muito para que a costure se rompa. Mas se pretende costurar para fora, o melhor mesmo é comprar a overloque é específica para isso.

(Imagem destaque: photographerpandora / Flickr)

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar !