Como criar banco de dados MySQL


mysql

Com o avanço da tecnologia e com u grande aumento do nível de competitividade entre as empresas, a informação se tornou algo muito valioso. Dados de clientes, compras, vendas, balanços financeiros, entre outros, devem ser guardados da melhor e mais segura forma possível. Os bancos de dados são necessários para que isso se torne realidade. Aqui aprenderemos a criar um banco de dados do tipo MySQL. O processo é simples, principalmente pelo fato de contar com o auxílio do Cpanel, que é um programa utilizado facilitar a administração por parte dos usuários que gerenciam os dados disponíveis. Veja como fazer:

mysql2 Como criar banco de dados MySQL

  • Acesse o Cpanel e faça o login com seus dados de acesso. Em seguida procure pelo ícone do MySql localizado no box  denominado como “Bases de Dados”. Clique em “Bases de dados Mysql”.
  • Aguarde o carregamento da página e na área “Criar nova base de dados”, forneça o nome para a sua base de dados. Você poderá escolher o nome que desejar. Depois disso, clique em “Criar base de dados”. Uma nova tela irá se abrir.
  • Agora que a base do seu banco de dados foi criada, você deverá criar um usuário, para que o sistema em que for usar esse banco de dados consiga acessar com sucesso os dados contidos nela. Para que isso aconteça, localize no seu painel um campo chamado: “Usuários de MySQL – Adicionar novo usuário”.
  • Em “Usuário:” forneça um nome de sua preferência. Você deve escolher também uma senha de, no mínimo, cinco caracteres. É recomendável que você utilize a função “gerenciador de senha” para gerar uma senha segura para o seu banco de dados.
    mysql4 Como criar banco de dados MySQL
  • Para utilizar o gerenciador de senhas do Cpanel para gerar uma senha segura para o banco de dados, clique em “Gerenciador de senha”. Uma nova tela irá se abrir.
  • Copie a senha que será gerada automaticamente na tela ou, se desejar, tente gerar outras senhas, clicando em “Gerar senha”. Você deve selecionar e copiar a senha que for utilizar. Depois disso, marque a caixa de onde você copiou a senha em um local seguro e clique em “Usar Senha”. Uma nova tela irá se abrir.
  • Clique em OK.
  • Agora autorize o usuário criado a ter acesso ás informações contidas na base de dados que foi criada. Para fazer isso, basta localizar um campo chamado “Adicionar usuário á Base de Dados”. Em “Usuário”, selecione o usuário que acaba de ser criado. Em “Banco de dados” escolha o banco de dados que acaba de ser criado, e em seguida clique em “Adicionar”. Você será redirecionado para uma nova tela.
  • Na nova tela, você irá “dizer” ao Cpanel quais serão os privilégios que o usuário terá para o banco de dados escolhido, na maioria dos sistemas será necessário dar todos os privilégios ao usuário. Sendo assim, marque somente a opção “Todos Permissão”. Em seguida, clique em “Fazer Alterações”, e então você será redirecionado a tela seguinte. Isso indicará que tudo foi feito da forma correta. Agora, é só utilizar os mesmos dados escolhidos, que são o nome do banco de dados, o nome de usuário e a senha para conectar o sistema ao banco de dados. A maioria dos provedores de hospedagem utilizam o MySQL instalado na mesma máquina onde estão os outros arquivos do servidor. Portanto, se o seu sistema solicitar o local onde está o seu MySQL, o nome Do local será “localhost” (sem aspas).
  • Pronto. Agora você tem um banco de dados MySQL, pronto para uso.
mysql1 Como criar banco de dados MySQL

Boa sorte!

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar !

1 reply to this post