Como criar Diamante Gold (ou Diamante Gould)


diamante

O Diamante de Gould ou Diamante Gold é um dos pássaros mais bonitos que existem, e, por essa razão, muitos passarinheiros se interessam em criá-lo em cativeiro.

A beleza das cores de suas penas – que são bem vivas e definidas – é indescritível. Sua cor pode variar entre preto, verde, amarelo, roxo, vermelho e branco, e existem 3 variações de acordo com a cor da cabeça: cabeça vermelha, cabeça preta e cabeça amarela.

diamante4 Como criar Diamante Gold (ou Diamante Gould)

 

É um pássaro originário da Austrália. Na natureza vivem em bandos, se alimentam no alto e não descem ao solo para beber água até se sentirem completamente seguros, sendo capazes de voar por mais de 3 horas para encontrar um lugar tranquilo para pousar. Mas, em cativeiro, surpreendentemente acontece o oposto: são super dóceis, muito sociáveis e não se assustam quando o ser humano se aproxima, permanecendo calmos, sem demonstrar medo quando alguém vai colocar alimento pra ele.

Não são pássaros difíceis de criar. Basta apenas estar atento a alguns detalhes:

1. Prepare instalações adequadas:

  • Gaiola: para um casal deve ter ao menos 60cm de comprimento x 30 cm de largura e 35 cm de altura.
  • Viveiro: é a melhor opção, e as medidas ideais são 3m de comprimento x 1m de largura e 2m de altura. Deve ser feito de alvenaria com a frente de tela de ½ polegada e fio 18.
  • Acessórios: os poleiros nas gaiolas devem ser bem afastados e longe das laterais para evitar machucar as penas. Galhos de árvores são muito usados em viveiros. Coloque uma banheira para banho diário e um osso de siba para fornecimento de cálcio.
diamante3 Como criar Diamante Gold (ou Diamante Gould)

2. Forneça alimentação adequada:

  • Mistura de sementes: 75% de painço e milheto + 25% de alpiste diariamente.
  • Verduras: em dias alternados.
  • Suplemento: 2 vezes por semana, ou na época de cria, diariamente. É feito com 20% de Farinha Láctea, 60% de Neston e 20% de farinha de rosca + 1 ovo cozido esfarelado.  Para cada kilo dessa mistura acrescentar 4 colheres de sopa de suplemento nutricional ASA F1 e 3 colheres de sopa de fosfato de bicálcico.

3. Mantenha a temperatura: deve ser alta, constante e sem correntes de ar principalmente nos períodos de muda. A primeira muda acontece aos 4 meses de vida e depois ele faz a troca 1 vez por ano.

diamante1 Como criar Diamante Gold (ou Diamante Gould)

4.  Para criar:

  • Estão prontos para reprodução à partir do 15°, mês de vida.
  • É a fêmea que escolhe o macho,e, se não houver interesse ela nem chega a colocar ovos. Neste caso retire o macho e coloque outro no lugar.
  • Mantenha a umidade  do ar e a temperatura constante, isso é muito importante para estimular os cruzamentos. A umidade deve ser em torno de 80% e a temperatura 22°.
  • Iluminação deve ser mantida por 14 horas.
  • Alimentação deve ser reforçada com o suplemento do item 2, junto com sementes e insetos secos.
  • O macho tem as cores mais vivas, principalmente no peito. A cauda também é mais comprida. Muitas vezes, no período do acasalamento, o bico do macho torna-se mais claro e o da fêmea, mais escuro.

Infelizmente devido à suas cores vibrantes é uma presa muito fácil para os predadores, e também, por terem seu habitat reduzido e alterado, existem muito poucos pássaros Diamante Gold soltos na natureza.

Se pretender criá-los, esteja atento às suas necessidades básicas. Quando bem cuidados podem viver por até 10 anos.

Boa sorte!

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar !

8 replies to this post
  1. sou criador amador de canarios belgas cobre intenso e nevados tenho 16 casais gostaria de criar diamante gold mas me parece que nao e tao simlpes
    assim ,e preciso ter manon p;criar pois as femeas de diamante dificilmente chocam os seus ovos ,espero ter contribuido p/futuros criadores abraço reinaldo