Como criar frango caipira


frango

Criar frango caipira pode ser uma atividade bem lucrativa se você souber como fazer. Que tal algumas dicas bem interessantes antes de começar sua nova atividade empreendedora.

A primeira coisa a fazer é escolher o tipo de frango que vai criar, uma boa escolha pode ser o frango caipira pedrês, comparado aos outros ele apresenta qualidade e rusticidade superior às outras linhagens de franco, entretanto, quando for comprar os pintinhos, tenha respeito na rotina ao trato que ira assegurar que seu crescimento seja rápido e o mais importante saudável.

frango1 Como criar frango caipira

Uma das primeiras recomendações que você deve seguir é evitar que as aves se estressem e adaptar a estrutura do criatório a cada etapa de seu desenvolvimento. Depois que os pintinhos chegarem devem descansar e ter ração e água limpa a vontade. Nos primeiros dias você deve dar atenção especial à falta ou ao excesso de calor, pois isso pode exterminar sua criação antes mesmo dela começar.

frango2 Como criar frango caipira

Ao nascer um pintinho tem 39,8 graus, e é função do criador diminuir as diferenças entre as temperaturas do corpo e a do meio ambiente. Você pode diminuir essas diferenças com campânulas de lâmpadas de 200watts, é indicada para lotes entre 30 a 500 pintinhos.

Tome como referência a fonte de calor e calcule no chão um raio de 1,20 metros para montar um circulo de retenção das aves. Você pode usar folha de compensado ou folha de bambu.

frango3 Como criar frango caipira

Observando o comportamento da ninhada você percebera se a temperatura dentro do circulo esta ou não no ponto certo.

Se os pintinhos ficarem amontoados bem perto da lâmpada pode indicar que o calor dentro do circulo esta insuficiente, mais se eles se mantiverem distantes e piando indica que dentro do circulo esta muito quente e você deve resolver o problema imediatamente.

frango5 Como criar frango caipira

O melhor é distribuí-los regularmente, em silencio, e se alimentando com frequência.

Por volta do décimo quarto dia, a penugem cai e surgem as penas que constituem um bom isolante térmico. O círculo de proteção não é mais necessário. Dependendo da época do ano, você pode desativar a campânula no começo durante o dia e depois à noite. No verão você pode aumentar a área onde ficam os pintinhos a cada dois dias ate que as aves possam ocupar todo o galpão, lembre-se de anotar os registros atualizados desde o momento da chegada dos pintinhos, anote sobre a mortalidade, o consumo de ração, as vacinações, todos os medicamentos administrados nos pintinhos, etc.

frango6 Como criar frango caipira

Produção

A produção pode ser mensal, quinzenal ou semanal. Você escolhe o que espera de sua criação, se for produzir em escala comercial o ideal é ter uma produção semanal, para que não faltem ovos novos nos locais onde você entrega, já se o seu caso for uma produção apenas para consumo próprio pode fazer uma produção mensal, pois é aconselhável que você consuma primeiro os frangos mais antigos. Espero que as dicas tenham ajudado, afinal o frango caipira é uma iguaria que deve ser muito bem aproveitada.

Boa sorte a todos.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar !

2 replies to this post