Como criar gado de corte


corte

A pecuária sempre esteve presente na economia do país, sendo também uma das principais fontes de renda para grande parte dos municípios. Por se tratar de um comércio que conseguiu ultrapassar todas as crises e seguir vivo dentro do mercado brasileiro, muitas pessoas sonham em adquirir um pedaço de terra e começar a criação de gado de corte. Segundo levantamento feito por algumas instituições foi constatado que em algumas regiões o gado de corte supera o gado leiteiro, principalmente no quesito lucro, principal objetivo de quem entra neste ramoporterhouse steaks grilling barbecue grills meat 1 600x250 Como criar gado de corte

Dicas de como criar de gado de corte

Mesmo parecendo algo simples, criar gado de corte é um trabalho muito complexo que requer estudo e acompanhamento diário, sem contar que o valor investido nos animais e também em profissionais é muito alto. Por isso antes de começar seu negócio, você precisa estar ciente dos gastos e também deve ter um conhecimento técnico.

corte2 Como criar gado de corte

  1. Escolha uma região rica em água, o local de criação dos animais deve ser muito bem escolhido, pois uma má escolha pode trazer vários problemas, principalmente em relação a hidratação dos animais, por isso ter rio ou represa em suas “terras” é um fator muito importante. Fique atento em relação à posição de suas “terras” levando em consideração o comércio em sua região, mesmo porque o transporte de gado está muito caro e criar animais em região distante ou de difícil acesso, com certeza não é uma boa opção.
  2. Selecione animais de qualidade, o cuidado é importante, porém animais de boa procedência também ajuda muito, pois você não terá gastos em relação a doenças e problemas que acontecem frequentemente com animais que não tenha tanta qualidade em sua genética. A seleção desse gado deve ser feita com o auxilio de uma pessoa que tenha conhecimento nesse ramo, na maioria dos casos os empresários que entram nesse segmento já tem a sua disposição um profissional com bom conhecimento técnico.
  3. Mantenha sempre um estudo referente a dieta dos animais, no caso de ração fique atento para saber qual oferece melhor resultado. Além disso, a região deve conter bons pastos, o pasto é uma ótima opção de alimentação para o gado de corte, por isso durante a época das águas o pecuário acaba não tendo tantos gastos com ração e nem com remédios, pois os gados ficam bastante resistentes.
  4. Tenha um bom espaço para os animais, esse grande espaço em suas terras é de suma importância para a qualidade e desenvolvimento desses animais. Um grande espaço evita que o animal fique estressado, consequentemente sua carne terá uma qualidade bem melhor e seu valor será maior.

corte3 Como criar gado de corte

Uma dica interessante é fazer uma pesquisa sobre esse “comércio” em sua região, também tenha mente de que criar gado de corte requer muita mão de obra e conhecimento técnico, caso você não tenha esse pré-requisito, faça uma boa pesquisa em sua cidade e encontre profissionais que atuem nesse segmento. Siga todas as dicas e boa sorte!

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar !

6 replies to this post
  1. boa tarde gostaria de saber,mais um pouco, sobre gado de corte posso usar o semem de varios bovinos de matrizes diferente como o bovino simental, o zebu eo angus posso usar as matrizes da raça gir ou esta vaca so produs leite nao e para produçao de gado de corte……