Como criar galinhas no quintal


383591326_42fe107fd4

O custo/benefício de fazer uma criação de galinhas em casa é muito vantajoso. Criar galinhas demanda poucos recursos e o dinheiro da venda do animal e de seus ovos é muito grande.

Se você quer começar uma produção de galinhas no quintal de sua casa, seja para venda ou consumo próprio, preste atenção neste passo a passo que elaboramos para ajudá-lo:

O galinheiro

Como estamos falando de um quintal de uma casa, logo imaginamos se tratar de um espaço pequeno. Independente de qual seja o tamanho, as galinhas devem ter um espaço para andarem livremente durante o dia.

6738028773 249271d9fd Como criar galinhas no quintalFaby Secomandi/Flickr

  • Galinheiro: o lugar aonde as galinhas irão se abrigar deve ser feito de madeira e telhas, mas sem que o chão seja cimentado, uma vez que as galinhas precisam ciscar.
  • Tamanho: o tamanho do barracão deve ser calculado baseando-se em 4 galinhas por metro quadrado.
  • Cercadinho: para que as galinhas fiquem protegidas de predadores, o galinheiro deve ser fechado com tela ou grade que permita a entrada da luz do sol. Finque a tela a 15 cm abaixo da terra para evitar a entrada de ratos.
  • Chocadeira: o lugar onde as galinhas vão chocar os ovos tem que ficar no ponto alto do galinheiro, para não haver perturbações. Recomenda-se forrar a chocadeira com palha para que elas fiquem mais acomodadas.
  • Dica: Construa o galinheiro com materiais de primeira qualidade para evitar qualquer incidente com a estrutura. Faça um barracão espaçoso e bem arejado.

Matrizes

Após concluir o galinheiro, limpá-lo e deixá-lo pronto, então é hora de comprar as primeiras galinhas, também chamadas de matrizes, uma vez que a partir destas irão se produzir mais galinhas. Também será preciso comprar um galo saudável.

Não compre as matrizes de granja, onde os animais são tratados a base de hormônios. Compre de criadores da roça, que criam as galinhas ao natural.

3073561060 36c0120524 Como criar galinhas no quintalsilveiraneto/Flickr

  • Dica: antes de começar a produção, faça com que um zootécnico verifique o estado de saúde da matriz para evitar possíveis danos e prejuízos posteriores.

Alimentação

As galinhas se alimentam principalmente de milho, insumo que pode ser comprado em casas de agropecuária. As galinhas devem ser alimentadas duas vezes ao dia: uma de manhã e outra depois do almoço.

  • Dica: troque a água da galinha diariamente e a cada dois meses coloque vermífugo na água para proteger os animais contra verminoses.

Manutenção

Um galinheiro limpo e bem cuidado irá manter as galinhas saudáveis e produtivas. Atenção nas dicas de manutenção:

  • Varra o galinheiro todos os dias. Não deixe as galinhas expostas a fezes e outras sujeiras.
  • Limpe o local onde a ração é depositada a cada duas semanas.
  • Deixe os ninhos limpos, troque a palha se preciso, isso ajuda na postura.

Produção

7073902187 fd2f1ba0ef Como criar galinhas no quintalFernando Moital /Flickr

A postura da galinha começa quando ela atinge 18 semanas de vida. Para que a produção de ovos seja satisfatória, ela precisa receber 16 horas de luz diariamente. Colocar uma lâmpada acesa no galinheiro de noite auxilia no período de iluminação.

Após a postura começar, a coleta dos ovos deve acontecer duas vezes ao dia.

Como podemos perceber o investimento em começar a criação de galinha em casa é pequeno, demanda apenas o custo de construir um galinheiro, de comprar as matrizes e o milho de alimentação. O resto ficará por conta do serviço e disposição do responsável.

Boa Sorte!

(Imagem Destaque: arqueos/Flickr)

3 replies to this post