Como criar jogos em Java


java

A plataforma Java é muito utilizada atualmente para a criação de jogos para celular, trata-se de uma plataforma voltada principalmente para os jogos em 2D, mas que também pode ser utilizada para criar games em 3D, mas nesse caso é indicado utilizar outras plataformas que com certeza irão oferecer um melhor resultado. Como podemos perceber, os jogos para dispositivos móveis também não estão tão simples como antigamente, cada vez mais os personagens estão adquirindo uma boa definição e as paisagens também estão cada vez mais realistas, o que acaba dificultando para os profissionais no desenvolvimento do game.

java1 Como criar jogos em Java

Dicas para criar jogos em Java

Assim como em qualquer outra plataforma, criar um jogo em Java não é tarefa simples, por isso você irá necessitar de um bom conhecimento técnico e também de alguns softwares que irão lhe auxiliar na produção de um bom game.

java4 Como criar jogos em Java

  1. Encontre um bom curso gratuito na internet, a maioria dos cursos gratuitos são baseados em apostilas e vídeos, oferecendo sempre vários tutoriais passo-a-passo, o que irá facilitar sua vida durante o desenvolvimento de um game. Os cursos oferecidos na internet gratuitamente, na maioria das vezes não tem nenhum valor a seu currículo profissional, porém é uma ótima opção para adquirir conhecimento, mesmo por que se trata de algo gratuito.
  2. Escolha os programas que você irá trabalhar, esses cursos gratuitos irão lhe oferecer uma boa noção referente à qualidade dos softwares, tais como finalidade e pontos positivos e negativos. Existem alguns softwares terceirizados que oferecem boas ferramentas, porém os desenvolvedores afirmam que a própria plataforma Java já oferece boas ferramentas para desenvolvimento dos games.
  3. Tenha em mente de que você irá utilizar muito a parte de programação, ou seja, se você ainda não tem conhecimento nessa área, consequentemente você terá que aprender um pouco mais, caso você já tenha conhecimento, com certeza o desenvolvimento do game será mais rápido e você encontrará uma maior facilidade principalmente para se harmonizar com as ferramentas oferecidas pelos programas.
  4. Começando a desenvolver seu jogo em Java, procure sempre fazer um projeto mais simples, isso acontece por que a maioria das pessoas sempre quer começar com o projeto dos sonhos, mas o desenvolvimento de games em Java é algo demorado e caso você não tenha conhecimento, você irá demorar a média de 6 meses até conseguir desenvolver algo mais simples.
java2 Como criar jogos em Java

Matemática e física também estão relacionadas no desenvolvimento dos games em Java, tendo facilidade nessas duas matérias você já estará um passo a frente de outras pessoas. Uma dica interessante é ter uma base de conhecimento adquirindo cursos gratuitos, quando você já estiver um pouco mais inteirado sobre o assunto procure um curso pago e reconhecido dentro do país.

java3 Como criar jogos em Java

Esse segmento ainda tem muito a se desenvolver dentro do país, o que acaba sendo uma ótima oportunidade para pessoas que gostam de trabalhar com games. Atualmente existem algumas empresas nacionais especializadas na criação de games na plataforma Java, mas a quantidade de profissionais nesse segmento não consegue cumprir a demanda. Siga todas as dicas e boa sorte no desenvolvimento de seu game.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar !

1 reply to this post