Como criar minhocuçu


848283-500x375

A minhoca é usada por praticantes de pescaria e para diversas outras finalidades. Para atender a essa crescente demanda, algumas pessoas optam por fazer verdadeiras criações de minhocas, sendo que essas criações podem ser bem rentáveis, mesmo que feitas em pequenos espaços. Um dos tipos mais conhecidos de minhoca é o minhocuçu, essa é uma das preferidas dos criadores. As minhocas são responsáveis por manter o equilíbrio da natureza, sendo que a sua população chega a dobrar a cada dois meses. As minhocas ainda deixam o solo com mais qualidade e servem de alimentos para outros animais, por essas e por outras vantagens é que elas são muito procuradas. Um dos benefícios que a minhoca pode fazer a um terreno é deixá-lo mais arejado, isso ocorre devido o movimento que ela executa dentro da terra., isso evita, inclusive, a erosão do terreno.

Como fazer a sua criação do minhocuçu

Para começar a sua própria criação de minhocuçu você irá precisar ter um mínimo de materiais e espaço, somente assim você terá sucesso na sua criação. Antes de fazer a sua criação você vai precisar de:

  • Minhocas para começar a criação
  • Canteiro

Estercominhocucu 2808200489562000 440x250 Como criar minhocuçuPasso a Passo

1. Separe um terreno de mais ou menos dois metros quadrados, esse tamanho é o ideal para começar a sua criação. Ele deverá ser plano, mas com uma leve inclinação para que a água do húmus possa escorrer mais facilmente. Nesse primeiro momento será necessário cerca de quatro litros de minhocuçu, sendo que com o passar do tempo essa criação irá aumentar naturalmente.
2. Coloque o húmus e o esterco antes de colocar as minhocas.
3. Coloque cerca de seis metros de esterco curtido para uma criação mais produtiva.
4. Limpe sempre o seu minhocário, é importante que ele esteja sempre bem conservado para manter a sua criação saudável.
5. Não se esqueça de alimentar as suas minhocuçu, é importante lembrar que as minhocas se alimentam de restos de frutas, esterco, folhas, matérias em decomposição, entre outros.
6. Apesar de possuir ambos os sexos, a minhoca precisa se acasalar para procriar, sendo que o período de gestação é de 21 dias.
7. Instale telas de plásticos para proteger o terreno das chuvas, essas telas poderão ser apoiadas em suportes de madeira, arame ou bambu.MINHOCA 300x250 Como criar minhocuçuDicas:

1. Para recolher o húmus formado nas criações de minhoca é necessário usar o método de armadilha, ou seja, é preciso encher alguns sacos com esterco, dessa forma as minhocas serão atraídas e poderão ser transportadas para outro canteiro.
2. Para criações maiores, o ideal são os canteiros que possuem mais ou menos 30 cm de profundidade.
3. Não exagere no número de minhocas em um local, pois elas se sentem desconfortáveis com a variação de temperatura e umidade.
4. Instale drenos em todas as paredes do minhocário, isso irá fazer com que a umidade seja escoada mais facilmente.
5. Na hora de alimentar as minhocas, faça um monte com todos os alimentos e coloque em um único local.
O Brasil possui diversas criações de minhocas que são usadas para várias finalidades, tenha certeza que você possui um local apropriado antes de começar a sua criação. Procure conversar com outros criadores e boa sorte.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar !

22 replies to this post
  1. Boa tarde , essas dicas acima são as mesmas da criação de minhocas, portanto, o minhocoçu se colocado nas mesmas condiçoes da minhoca morre apos dois ou tres dias. qual seria realmente o jeito certo de cria-las ?

  2. O meu minhocário é numa caixa d’água circular de 500 litros, com terra turfa, ou seja terra preta. Coloquei pedaços de bambus verdes com folhagens, etc.. de vez em quando coloco água da chuva, ou água fervida, por motivo do clópo. Dizem que o cloro prejudica as minhocas, e esta caixa d’água já contem furo. Conservo tampada com fresta para entrada do ar. Estou fazendo certo ?

    Comprei 3 minhocuçú de Goiás a 6,00 reais cada para criar no meu minhocário. Será que irá produzir ?

    De Antonio Carlos Martins, de Itapetininga/sp – fone ddd (15) – 3272-3588

  3. Boa tarde , essas dicas acima são as mesmas da criação de minhocas, portanto, o minhocoçu se colocado nas mesmas condiçoes da minhoca morre apos dois ou tres dias. qual seria realmente o jeito certo de cria-las ?

  4. Estive pesquisando sobre como criar MINHOCUÇU e descobri alguns artigos que afirma que esta raça de minhoca é um animal “ENDÊMICO” ou seja não se reproduz em cativeiro, só sendo possível sua reprodução na natureza e em certos ambientes específicos.
    Tem também a questão legal a ser considerada, uma vez que é considerado um animal endêmico, da fauna brasileira e ameaçado de extinção, o IBAMA é rigoroso na fiscalização proibindo a criação desta especie em cativeiro.

    Ou seja é preciso ter a licença do IBAMA para se regularizar a criação, o que torna o projeto bastante burocrático.

    Meu conselho é que busquem outra espécie como a gigante africana.

    BOA SORTE A TODOS.

    CORDIALMENTE ADILSON.

  5. Estive pesquisando sobre como criar MINHOCUÇU e descobri alguns artigos que afirma que esta raça de minhocuçu é um animal “ENDÊMICO” ou seja não se reproduz em cativeiro, só sendo possível sua reprodução na natureza e em certos ambientes específicos eu quero saber se e verdade e se ele se reproduz em canteiro

  6. Galera vocês que estão pensando em criar minhocuçu não façam isto pois tentei a 8 anos criar este tipo de minhoca porem sem sucesso, elas não ficam nos canteiros e não reproduzem. Na época coloquei 200 minhocas do tipo minhocuçu e logo após uma semana fui fazer a verificação e encontrei poucas minhocas. Não aconselho este tipo de criação e tomem cuidado que esta em extinção.