Como criar um servidor de Mu online


mu

Uma grande tendência nos dias de hoje sem dúvida alguma são os jogos digitais. Video-games, games portáteis, e principalmente os jogos para computadores são uma grande mania dos famosos “gamers”. Neste artigo falaremos sobre um jogo para computador muito conhecido: O Mu online. Esse, assim como qualquer jogo para computadores, pode ser jogado em lugares públicos, como as lan houses. Nesses lugares, tudo já está instalado e pronto para que você possa jogar imediatamente. Porém, para poder jogar este jogo em casa, você precisará de um servidor. Saiba como montar um servidor para jogar Mu online em sua casa!

mu3 Como criar um servidor de Mu online

Requerimentos Básicos para o sistema:

  • Pentium 4 2.4Ghz ou equivalente
  • 512 MB RAM
  • Windows baseado no sistema NT (Windows 2000 Pro, XP Pro ou Server)
  • MS SQL Server 2000
  • HD particionado ou 2 HDs [Muitos servidores já vem pré-configurados para rodar em d:]

Com os requerimentos necessários, você irá baixar e instalar os arquivos necessários para o servidor. Depois de baixar os arquivos, descompacte todo o conteúdo do arquivo em seu HD adicional, que é denominado como [D:\\Muserver\\]. Crie os novos bancos de dados para o servidor, abrindo o seu Enterprise Manager (Sql) e seguindo até a guia “Databases”. Feito isso, clique com o botão direito do mouse em Databases, e selecione “New Database”. Você fará isso duas vezes pois irá criar uma base de dados com o nome “MuOnline” e outra chamada “Ranking”.

mu2 Como criar um servidor de Mu online

Agora, vamos restaurar os dados de backup:

  • Ainda no Enterprise, clique com o botão direito do mouse sobre a base de dados “MuOnline” e selecione “Todas as tarefas” e “Restore Database”.
  • Na janela que se abriu, selecione as opções “From Device” e “Select Device”.
  • Clique em “Add”, e em seguida no botão “…”.
  • Para recuperar o backup anterior, selecione “MuOnline.bak” que se encontra dentro da pasta “D:\\Muserver\\DB_ODBC”. Depois, confirme a janela clicando em “Ok”.
  • Na janela anterior, clique em “Options” e “Force restore over existing files” e certifique-se de que tanto o banco de dados quanto seu log estão sendo recuperados para a pasta “D:\\muserver\\db” ou para alguma outra pasta existente.
  • Repita todos os passos anteriores para restaurar seu banco de dados “Ranking”.

Agora, vamos criar as ligações ODBCs entre o banco de dados e o programa:

  • Abra a pasta “D:\\muserver\\DB_ODBC.
  • Execute o arquivo ODBC.reg, para instalar automaticamente todas as conexões ODBC necessárias para que o jogo possa se comunicar corretamente com seus bancos de dados.
mu1 Como criar um servidor de Mu online

Vamos configurar IPs do servidor:

  • Talvez essa seja a tarefa mais simples na montagem do servidor, porém com maior tendencia de erros. Muitas pessoas esbarram nessa parte por estarem utilizando ips inválidos, ips errados, ou até mesmo esquecerem de algum. O problema só irá surgir na hora de ligarmos o servidor, por isso toda a atenção é necessária nesta etapa. Verifique primeiramente qual o IP global de seu computador, acessando http://www.whatismyip.com/;. Caso você possua um IP dinâmico – aquele que muda a cada nova conexão -, voce deverá alterar os ips conforme explicado neste tutorial a cada conexão.
  • Caso não esteja utilizando nenhum recurso de IP fixo [No-Ip], e com este ip que você irá trabalhar. Abra todos os arquivos abaixo com o bloco de notas, e altere o “mubf.hopto.org” (meu ip global) para o seu número de IP:

D:\\MUSERVER\\CS\\Connectserverlist.dat
D:\\MUSERVER\\CS\\data\\ServerList.dat
D:\\MUSERVER\\CS\\data\\Connectserverlist.dat

D:\\MUSERVER\\DATA\\lang\\kor\\commonloc.cfg
D:\\MUSERVER\\DATA\\IpList.dat

Os demais arquivos já estão pré-configurados com um ip local padrão (127.0.0.1). Caso haja necessidade de trocá-los utilize os comandos abaixo:

D:\\MUSERVER\\CS\\data\\ServerInfo.dat
D:\\MUSERVER\\DATA\\commonserver.cfg

Agora, vamos configurar os IPs de seu servidor:

  • Abra a pasta “D:\\muserver\\links” e selecione os links 4 e 8 com o botão direito do mouse, para alterar suas informações com seu IP global:

Link 4 – Altere com as informações de seu ip global no local destacado.
D:\\MUSERVER\\JOINSERVER\\JoinServer.exe /p55970 /camubf.hopto.org /cp55557

Link 8 – Altere somente se estiver utilizando outro ip local, caso contrário deixe da forma que está.
D:\\MUSERVER\\GAMESERVER\\GameServer.exe 127.0.0.1 55970 127.0.0.1 55960 55901

Iniciando seu servidor:

  • Acesse a pasta “D:\\muserver\\links” e rode todos os 8 links, um a um, para que seu servidor esteja pronto para ser conectado pelo cliente de jogo.

Boa sorte!

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar !