Como criar Peixe Neon


8363064496_27379dd5f7

O neon ou como também é conhecido, tetra-neon, é um dos peixes de aquários mais populares entre os amantes do aquarismo. Muitos comparam sua fama com a dos Kinguinhos (peixinho dourado, japonês), mas a verdade é que o neon não deve nada as outras espécies.

Originário da bacia amazônica, este peixe é caracterizado por uma faixa horizontal que lembra muito um neon, podendo ser interpretado como diferentes cores, dependendo do ângulo em que se observa o peixe. Não é o melhor peixe para iniciantes e também é incompatível com as mais populares espécies encontrados em aquários domésticos, graças a sua preferência por água ácida.

Se você deseja criar essa maravilhosa espécie, então fique atento com as dicas que vamos passar.

Características

  • Nome popular: neon, tetra-neon, neon cardial, tetra cardial;
  • Nome cientifico: Paracheirodon axelrodi;
  • Origem: Bacia Amazônica
  • Ph da água: 6.0;
  • Temperatura: 25ºC
  • Dimorfismo sexual: Os macho apresentam a nadadeira anal em uma forma similar a um gancho, já as fêmeas possuem o corpo mais roliço.

Aquário ideal

Os neons precisam de um aquário que ofereça em média uns 40 litros de espaço para o peixinho explorar. Os parâmetros da água precisam ser devidamente monitorados, pois este peixe é sensível a mudanças de temperatura e água.

Mantenha a água do aquário ácida, sempre próximo de pH 6,0, que é o pH ideal para esta espécie. A água de torneira costuma vir com o pH em 7.0, portanto será necessário utilizar acidificantes industrializados no aquário. É comum encontrar estes produtos em lojas de aquarismo.

293971718 9a156f9f9f Como criar Peixe Neonsapienssolutions/Flickr

Um termostato é muito importante também, visto que a temperatura não poderá ficar abaixo de 25ºC, com risco do peixe ficar doente. Evite aquecedores, os termostatos costumam ser um pouco mais caros, mas compensam por serem automáticos. Além de poupar energia, você ainda está protegendo o peixe de um superaquecimento.

Alimentação

A alimentação deste peixe é fácil, visto que ele é onívoro, ou seja, come de tudo. Na natureza ele vai preferir insetos, porem aceita bem comida industrializada em flocos. Se possível ofereça eventualmente alimentação viva como artêmias e alguns tipos de vermes.

Sociabilidade

Pode mistura-lo com outras espécies, pois é um peixe pacifico, porem atente para os parâmetros dos outros peixes. Todos os peixes do aquário devem ter a preferência pelo mesmo parâmetro de agua (pH, temperatura e etc.), além de não serem agressivos para não machucar o neon.

Gostam de cardumes grandes, não há um limite, vai depender do tamanho de seu aquário. A maioria dos especialistas recomendam um cardume de 5 peixes neon no aquário, mas verifique seu espaço antes.

2140490277 c31726bf29 Como criar Peixe Neon

quinnanya/Flickr

Reprodução

Cuidar do neon pode ser complicado por conta dos parâmetros da água, mas a reprodução é extremamente complicada.  No Brasil há poucos relatos de sucesso ao tentar-se reproduzir esta espécie, embora na Europa e na Ásia a pratica já seja comum. O problema se deve as dificuldades de se manter os parâmetros da água idênticos aos de seu habitat natural.

No Brasil, a maioria dos neons comercializados são capturados diretamente na natureza. Se você deseja reproduzir este peixinho em cativeiro, então tente manter um macho para 4 fêmeas em um grande aquário e estabilize os parâmetros da água. Não há muita informação sobre sucessos no cativeiro, use a criatividade.

Cuidar do neon pode ser diferente, mas é um passo adiante que muitos aquaristas darão a frente, ao explorar esta espécie. Esse bichinho geralmente é capturado na natureza, portanto leve a sério os seus cuidados e dê a ele todas as suas necessidades básicas, que encontraria na natureza.

Boa sorte!

(imagem destaque: laszlo-photo/Flickr)

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar !