Como criar um arquivo ISO


iso

Como podemos perceber atualmente, são utilizados vários formatos de arquivo, isso acontece principalmente por causa da internet, são vários os arquivos disponibilizados para download atualmente, porém nem todos os usuários tem internet de qualidade, por isso a necessidade de criar arquivos compactados para que fiquem menores. Além disso, alguns arquivos como no caso de games para consoles, precisa estar no formato ISO para conseguir dar boot, assim que o console for ligado, por isso alguns proprietários de sites já prefere disponibilizar o arquivo nesse formato, pois o usuário terá o trabalho apenas de abrir algum queimador de mídia e gravar seu CD como imagem ISO.

iso1 Como criar um arquivo ISO

Como criar um arquivo ISO – Passo a Passo

Iremos ensinar a criar um arquivo ISO, esse passo a passo terá como base o programa Nero, queimador de mídia bastante conhecido e que também oferece essa função para criação de arquivo ISO. Em qualquer versão do Nero você consegue criar um arquivo em iso, por isso você não terá dificuldades em criar seu arquivo ISO.

iso2 Como criar um arquivo ISO

  1. Abra seu Nero, estamos utilizando o Nero 7 Ultra Edition, porém qualquer versão você conseguirá criar, até mesmo a simples versão Nero Express, considerada a versão básica oferecida atualmente. Aberto o programa vá à opção criar CD de Dados (caso seu arquivo tenha no máximo 800 MB de tamanho), caso seja um arquivo maior mude a opção de tamanho para 4.7 GB ou caso você esteja utilizando uma versão que ofereça criar DVD de Dados, clique nessa opção.
  2. Clicando nessa opção você será direcionado a uma nova página, essa página é muito simples pois é preciso apenas adicionar os arquivos que serão transformados em ISO. Caso seja um arquivo para rodar em computador, não tem problema ficar zipado ou em pastas diferentes, mesmo por que será possível fazer a extração, já no caso de um game para console, você precisa deixar as pastas originais do jeito que estão para que o console consiga reconhecer o ISO.
    iso4 Como criar um arquivo ISO
  3. Selecionando os arquivos, clique em avançar, nessa opção você já estará prestes a fazer a gravação do disco, porém ao invés de você gravar em um disco, você irá gravar um arquivo para seu computador. Na opção “destination drive” ou drive de destino, estará selecionado automaticamente a sua gravadora, mude para a segunda opção “Image Recorde”, caso você tenha duas gravadoras, tome cuidado para não selecionar a segunda ao invés da gravação de imagem.
  4. Feito a função indicada acima é preciso apenas clicar em avançar, feito isso irá aparecer uma aba para salvar arquivo, salve na extensão “Arquivos de Imagem ISO”. Selecione o local que você queira que o ISO seja salvo, feito isso é preciso apenas clicar em salvar para que seja criado o ISO na pasta em que você selecionou.
iso3 Como criar um arquivo ISO

Tudo pronto você verá na pasta que foi criado um arquivo com a extensão “Arquivos de Image”, caso você queira testar, emule o arquivo com algum programa de emulação de imagem, um dos melhores atualmente é o Daemon Tools que pode ser encontrado em qualquer site de download em versão gratuita. Boa sorte!

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar !

1 reply to this post