Como criar um blog de moda


Via Flickr

Através de um blog de moda é possível divulgar produtos e serviços de profissionais da moda, ganhar dinheiro com anúncios ou ainda como exercício de um hobby, fazendo do blog, um diário virtual.

Para fazer um blog de sucesso é preciso se atualizar no assunto específico, postar com frequência e divulgá-lo.Para se atualizar é preciso ler revistas, colunas, sites e outros blogs que tratam do mesmo assunto, apenas para se inspirar e não copiar, pois seu blog agradará mais se tiver conteúdo, especialmente textos exclusivos.

Postar com frequência, diariamente, semanalmente, você especifica a periodicidade das atualizações, porém é preciso seguir a risca, para que seus leitores se acostumem. E é bom que não demore mais que uma semana, blogs que não são atualizados deixam de ser interessante para o público internauta.

Divulgar é o mais fácil. Existem muitas formas de fazer isso. Como por exemplo, visitando outros blogs de moda ou de assuntos coligados, comentando as postagens e seguindo-os. Isso chamará atenção da blogueira e de seus seguidores, que passarão a visitar o seu também. E se o seu tiver conteúdo relevante e exclusividade, voltarão sempre.

medium 5737083117 Como criar um blog de moda

Via Flickr

Também ajuda na divulgação ter redes sociais do blog, pois é mais fácil ter seguidores nas redes do que em blogs, mas através delas você atrai visitantes para seu blog.

Por exemplo, você posta em sua rede social apenas a manchete e um resumo de uma postagem e coloca um link do tipo “clique para continuar lendo” e quando o internauta clicar será direcionado para seu blog.

Patrocinar eventos na sua cidade, também é uma forma eficiente de divulgar seu blog. Assim como ter cartões de visita sempre consigo na bolsa.

O que mais faz sucesso em um blog de moda é “atualidades”. O público que gosta de seguir moda está sempre querendo uma nova dica ou truque, além de saber o que vai ser moda na próxima temporada. Seu blog pode ter páginas, que você poderá dividir os assuntos, como “Quem sou eu”, “atualidades”, “Estilo”, etc. como foi feito por exemplo, no blog BURGUESINHA!

Para estimular comentários, vale sortear um brinde a cada mês ou a cada bimestre, como um kit maquiagem ou uma canga em época de alta temporada. Mas atenção é preciso garantir transparência nos sorteios e disponibilizar um link para a rede social ou blog da ganhadora. Quando o público deixa de confiar na sua página, os sorteios já não atrairá mais leitoras.

5297883088 1e207d45ec Como criar um blog de moda

Via Flickr

Uma blogueira de moda não pode nunca deixar de visitar seus “concorrentes”. É importante saber o que as outras blogueiras estão postando e inventando para bombar seus blogs.

Anote a lista de sugestões que estão sempre atualizadas e com novidades, eles podem servir de radar para você conduzir o seu blog de moda!

  • SOS My Style
  • Mala Com Rodinha
  • Chic Por Gloria Kalil
  • Divas
  • Feminíssima Moda Intima
  • Garotas Estúpidas
  • Fashionismo
  • Cheias de Charme e Glamour

Com essa lista de blogs de moda, dá para reunir bastante inspiração para compor o seu!

2316101565 e9211167d81 Como criar um blog de moda

Via Flickr

Informações operacionais

Se você ainda não tem o seu blog precisa escolher um domínio/hospedagem. Os mais comuns são:

  • Blogspot/Blogger: blogspot e blogger é a mesma coisa e tanto faz acessar blogspot.com ou blogger.com. É preciso ter um email, pode ser no Hotmail ou Gmail
  • WordPress: acesse wordpress.com
  • Uol: é preciso ter email do uol. bol ou zip, acesse http://blog.uol.com.br/
  • Esses são os mais populares e fáceis de criar o blog. Em poucos passos o blog já estará no ar, pronto para receber conteúdo, fotos, vídeo, enquete e muito mais
  • O Blogspot tem algumas vantagens e uma delas é que o domínio escolhido pode ser mudado posteriormente sem afetar o blog
  • Vamos supor que tenha escolhido o seguinte domínio: seunome.blospot.com e depois queira mudar para seunomeesobrenome.blogspot.com é só entrar em “configurações” e mudar
  • Outra vantagem é que seu blog poderá ter até 10 páginas, excelente ferramenta para dividir os assuntos

Para aprender a tirar o melhor proveito de cada um deles é preciso mexer com calma e curiosidade, pois qualquer ação que fizer, poderá desfazer caso não goste do resultado.

Boa Sorte!