Como criar uma frase criativa


2004-02-29_Ball_point_pen_writing

Os concursos culturais são cada vez mais utilizados pelas empresas como forma de premiar seus clientes pela criatividade. Você certamente já deve ter visto um anúncio na TV ou na internet do tipo “A frase mais criativa será premiada com um vale-compra, viagem, carro” e por ai vai.

O número de participantes de concursos como estes é impressionante, atingindo facilmente milhares ou até mesmo milhões de pessoas. Afinal, quem não gosta de ser premiado ou obter benefícios através de uma simples frase ou criação textual?

Porém, justamente no momento em que vamos formular a frase, bate aquele branco e as ideias se perdem de forma involuntária e instantânea. E agora? Como é possível inventar uma frase de efeito neste caso?

4507413622 239ffc6d95 Como criar uma frase criativarockmixer/Flickr

Como criar uma frase criativa

Primeiro, é importante entender qual a intenção neste tipo de concurso, que estimula a participação do público nas atividades de uma empresa ou simples promoção de forma indireta, através da criatividade e do senso crítico de quem se pré-dispõe a concorrer com tantas outras pessoas um mesmo prêmio ou concessão.

As frases são constituídas de poucas linhas, no máximo duas ou três, e abordam com extrema profundeza um assunto ou pergunta, firmando-se em uma vertente da linguagem escrita (humor, texto reflexivo, instrutivo, poema, etc). Os participantes devem impressionar pela originalidade na criação de suas frases, que deverão causar mais impacto em quem avaliará seu conteúdo do que todas as outras.

Agora vamos conferir os truques e dicas para se dar bem nos concursos de frases culturais, pois eles estão em todos os lugares e costumam distribuir os melhores prêmios aos primeiros colocados, de acordo com seus critérios de seleção.

  1. Tente encontrar respostas inteligentes para os problemas do cotidiano. Ao invés de reclamar e esbravejar nos momentos de dificuldade, reflita e mentalize quais foram as causas e o que poderia ser feito para evitar esta situação (hipótese). Talvez, foi assim que a criação de várias frases criativas aconteceu, como as famosas “Quando um não quer, dois não brigam” ou “A mentira é uma verdade que se esqueceu de acontecer”.
  2. Leia obras poéticas. Experimente um livro de Machado de Assis, Mário Quintana, Aluísio Azevedo ou Cecília Meireles e veja como estes autores retratam o relacionamento entre homem e natureza. Além de obter inspiração, você absorverá obras de extrema qualidade e valor cultural.
  3. Crie uma resposta diferente para cada pergunta que lhe fizerem. Ao invés do “Sim” e “Não”, utilize mais o seu vocabulário e invente um jeito personalizado de interagir com seus familiares e amigos.
  4. Anote as frases que você achar interessante. Toda vez que você acessar a internet, assistir TV ou conversar com alguém e descobrir uma frase bem criativa tente memorizá-la ou escreva em um caderno para refletir depois. Imagine qual a situação que a originou e descubra que são nas dificuldades, sejam elas amorosas ou financeiras, que as frases criativas surgem em maior número.
  5. Faça vários rascunhos e mostre-os aos seus pais ou amigos. Escolha uma pessoa de confiança para mostrar suas frases e pergunte o que ela achou do conteúdo. Para que você seja capaz de produzir textos ou citações criativas, é fundamental que treine bastante sua escrita e reflita sobre as situações da vida, considerando o seu início, meio e fim.

pencil 2269 640 Como criar uma frase criativaPublicDomainPictures/Pixabay

Dica

Leia o máximo que você puder e não se restrinja a um gênero específico. Perceba o ambiente ao seu redor, as pessoas e tente encontrar uma explicação para tudo o que acontece no mundo, seja ela de origem cômica ou argumentativa.

Estas são nossas dicas para que você desenvolva suas frases criativas da melhor forma possível. Aliando-as com os seus talentos, tudo ficará mais fácil e você poderá desfrutar das melhores promoções e concursos culturais utilizando sua intelectualidade e reflexão.

Boa Sorte!

(Imagem Destaque: Ildar Sagdejev (Specious)/Wickmedia Commons)

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar !