Como cuidar de ametista


3845516673_3393c1e1ec

Ametista (ou Campânula como também é conhecida erroneamente) é uma planta de origem africana e que foi adaptada para o clima de nosso país a pouco tempo e é uma planta de fácil manuseio e cuidados. Seu nome foi concebido graças à característica de coloração das pétalas de suas flores, um roxo claro que lembra as gemas de ametistas que são variantes do quartzo, embora não apenas a cor, como também a grande resistência e durabilidade da folhagem da planta apesar de sua aparência frágil fazem caracterizar a ametista, pedra que lhe deu nome.

2702542106 8759b4cbbc 300x198 Como cuidar de ametista

Via Flickr

Veja alguns cuidados com a ametista:

  • Plante inicialmente em vasos pequenos e sempre que feita a poda transporte para um vaso ou local maior.
  • Deve ser pouco podada sempre que as suas flores murchares;
  • Mantenha-a em meia sombra, com poucos períodos sob a luz o sol propriamente dito, a exposição ao sol deve ser feita no período da manhã ou final de tarde;
  • Deve ser regada ao menos uma vez por dia, sem exageros para não encharcar o solo e matar a planta, a rega deve ser feita pela manhã ou fim da tarde;
  • A ametista deve ser mantida em terreno fértil, ou seja, o local, seja onde for, que estiver plantada deve ser mantido fertilizado, então faça a adubação desse solo a cada 15 dias;
  • Embora suporte baixas temperaturas, é desejável que não seja mantida em lugares gelados demais por períodos muito longos, para que que não seja impedido o desenvolvimento e propagação da planta;
  • Se for de desejo que a planta propague, faça o transporte da mesma do vaso para um espaço maior logo após a poda.

Seu tamanho é reduzido, varia entre cerca de 30 a 50 centímetros, sendo uma ótima escolha para aquelas pessoas que não disponibilizam de muito espaço ou tempo já que não exige vastos cuidados, como aqueles que moram em apartamentos, ou não gostam de plantas que ocupem muito espaço.

Além de ser uma planta ornamental bela e que exige poucos cuidados como visto anteriormente, sua folhagem é odorífera, deixando um leve aroma perfumado no local onde está sendo mantida, sendo o motivo de muitas pessoas de manter a planta, pois seu odor agradável impele maus odores que possam adentrar suas casas, vindo da rua entre outras situações. Para pessoas mais supersticiosas, essa planta recebe a mesma capacidade de trazer força e paz, assim como a pedra de ametista, espantando maus pensamentos e protegendo os que a possuem.

4866968568 e717721d81 300x205 Como cuidar de ametista

Via Flickr

Por ser uma planta de fácil cultivo e cuidados é uma boa opção de renda extra, pois pode ser comercializada livremente, como planta ornamental e odorífera, sendo muito aceita por aquelas pessoas que adoram a cultura de flores, ou mesmo vendidas à floriculturas que adotam também as plantas ornamentais.

As pequenas ametistas vem fazendo sucesso no Brasil desde o momento em que foram trazidas e adaptadas para cá, por suas ótimas características de beleza e aparência delicada, além de ornamentarem as casas de forma barata e lindamente. Uma linda opção para todos os casos.

4 replies to this post
  1. comprei duas mudas,msm n sabendo seu nome pq quando eu á vi me apaixonei,depois q perguntei seu nome no horto e logo entrei na internet pra pesquisar sobre ela,mas tenho uma pergunta.Eu as plantei em vasos separados e uma 1 mes depois eu a replantei em um canteiro bem fertilizado e a outra q estava maior deixei no vaso,devo por a outra tb em canteiro e em canteiro cresce melhor?