Como cuidar de goiabeira


2167831804_8200fe9c10

Goiaba é uma popular fruta originária de países com clima tropical, muito abundante no Brasil. Seu sabor é adocicado e a sua polpa pode ser branca, rosada ou vermelha e as três versões são ricas em propriedades nutricionais e medicinais.

Os doces, compotas e geleias são algumas formas de consumo mais comuns dessa fruta, além do modo in natura, que é mais saudável.
A goiaba branca é poderosa para acabar com diarreia infantil e o chá de folhas pode resolver com eficácia inflamações de garganta e boca. Por essa razão é que as pessoas mais antigas ensinavam que o bochecho com chá de folha de goiabeira para dor de dente, já que a dor se dá geralmente por haver infecção local.

Com tantas propriedades alimentares e medicinais, nada como ter no quintal de casa uma goiabeira, que é como se chama o pé de goiaba.

Mas quem já tentou cultivar uma goiabeira sabe que a planta pode desenvolver alguns males que aniquilam o pé e prejudicam a produção de frutos.
Por isso saber cuidar da árvore, que pode chegar a 6 metros de altura é fundamental.

O tronco da goiabeira é cheio de curvas tortas e sua casca é lisa e soltam cascas. Suas folhas firmes podem chegar a 12 cm, suas flores brancas, pequenas e perfumadas aparecem na primavera.

3058842482 366130d8cd Como cuidar de goiabeira

Via Flickr

Cultivo

Como se trata de uma árvore de pequeno porte pode ser cultivada em quintais pequenos que tenham uma área de 9 mt² para se desenvolver.
Evite plantá-la em calçadas e prefira terrenos com boa drenagem que apresentem inclinação, com bastante material orgânico e o principal: plante em covas bem profundas, pois suas raízes são grandes e precisam de boa sustentação.

Colheita

A época de farta colheita ocorre entre janeiro e abril e é aconselhável que se colha em torno de 3 X por semana.
O famoso bicho-da-goiaba bota ovos na fruta e por essa razão é preciso atenção na hora de saborear, especialmente as bem maduras.

Plantio

O plantio é possível através de sementes, mudas e enxertos, sendo que a muda costuma dar melhores resultados.
Prepare a terra com calcário e material orgânico. A iluminação e a irrigação devem ser de forma regular, assim como a poda e a limpeza próximo ao pé de goiaba.

Como cuidar

A árvore é uma das mais fáceis de se cuidar, porém é frequente o aparecimento de pragas, que são eliminadas a partir da aplicação de produtos específicos encontrado em lojas de produtos agrícolas.

Mosca-das-frutas e gorgulho da goiabeira são as pragas mais comuns e que podem causar prejuízos ao produtor.
Uma alternativa aos produtos químicos contra essas duas pragas é ensacar cada fruto no pé.

3050819906 f701dd0766 Como cuidar de goiabeira

Via Flickr

O inseto psilídeo é outro responsável por danos aos frutos dessa árvore, especialmente os brotos e frutos ainda pequenos.
Há ainda os nematoides, muito comum  no nordeste que pode acabar com um pomar inteiro.
Para cada mal desses há produtos químicos específicos. Produtos esses que são tóxicos e pode ser prejudicial à saúde humana se aplicado de forma inadequada.
Peça orientação nessas lojas especializadas, que geralmente dão consultoria em relação a diversos males e se seu pomar for de médio a grande é mais seguro contratar um profissional para as aplicações.