Como cuidar da grama esmeralda


grama3

A grama é um dos revestimentos mais usados em jardins e campos, sendo sempre a escolha mais óbvia feita por profissionais e donos de casa. Existe uma enorme variedade de gramados, sendo que cada um deles é usado para um tipo diferente de trabalho. Um dos mais conhecidos é aquele feito com a Zoysia japônica, mais popularmente conhecida como grama esmeralda. Essa variação, assim como outras da sua espécie, exige uma série de cuidados para que elas permaneçam bonitas e saudáveis.

grama2 F550x450 Como cuidar da grama esmeralda angelrravelor / Flickr

A principal característica da grama esmeralda é o formato das suas folhas que é mais estreito quando comparado com outras plantas semelhantes. A sua cor é de um verde intenso e o seu caule fica escondido sob a terra, ou seja, somente as suas folhas são aparentes, isso faz com que o seu toque seja muito confortável à pele, por esse motivo esse tipo de grama é a mais usada em campos de esporte, playgrounds, prédios residenciais, etc.

grama1 F550x450 Como cuidar da grama esmeraldaWikimedia Commons

Aprenda como cuidar de grama esmeralda

Apesar de ser muito resistente, a grama esmeralda exige certos cuidados extras para que ela fique bonita por mais tempo, além disso, o número de pessoas que costumam pisar no local não pode ser muito excessivo, pois há o risco dela não resistir. Outra ressalva é quanto ao corte, ela precisa ser aparada, a cada dois centímetros. Além disso, é necessário seguir alguma rotina de cuidados.

grama4 F550x450 Como cuidar da grama esmeraldadominicspics / Flickr

Materiais:

  • Água para irrigar
  • Adubo
  • Tesoura

Passo a passo

  1. Prepare a terra adequadamente para receber a sua grama esmeralda. Nos dias mais frios esses cuidados precisam ser redobrados, dessa forma você evita que ela fique enfraquecida. Cubra o solo com uma mistura feita de adubo e areia, deixe uma sobra de pelo menos 1cm. Molhe diariamente por pelo menos 20 dias até que o chão esteja novamente nivelado.
  2. Use anualmente um tipo de adubo mais forte para manter a saúde do seu gramado em dia. Os granulados são muito recomendados por especialistas.
  3. Corte regularmente a sua grama para mantê-las sempre verdinhas, o número de cortes a serem feitos vai depender da velocidade com que o gramado esteja crescendo, por exemplo, no período mais chuvoso elas costumam crescer mais. Mas atenção, no período de estiagem a poda não é recomendada.

grama5 F550x450 Como cuidar da grama esmeraldatschepmider / Flickr

Dicas:

  • Muitas pessoas costumam relaxar com relação aos cuidados da grama esmeralda devido a sua alta resistência, ou seja, além de suportar muito bem o tráfego de transeuntes, elas também resistem à salinidade encontrada nas áreas de litoral. Mas, apesar dessa vantagem sobre os outros tipos de grama, é essencial não descuidar dos tratamentos básicos como molhar e aparar.
  • Se necessário, contrate um profissional qualificado para começar a sua plantação de grama esmeralda e se responsabilize apenas pela sua manutenção, isso também ajuda a deixar sempre o seu campo ou jardim mais bonito.

grama6 F550x450 Como cuidar da grama esmeraldaclearlyambiguous / Flickr

A grama esmeralda é uma das mais populares entre os profissionais da área, sendo muito recomendada para as pessoas que não dispõem de tempo extra, mas não abrem mão do seu cantinho verde. Comece logo sua plantação e boa sorte!

 (Imagem Destacada: katlerdettmann / Flickr)

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar !