Como cuidar de mini samambaia havaiana


capa

Quem vive em apartamentos sabe que é difícil encontrar uma planta específica e ideal para esse tipo de ambiente. A mini samambaia havaiana é uma planta de ótima aparência, pequena e ideal para locais menores. Ela não exige tantos cuidados e, muitas vezes, basta um ambiente iluminado para que continue bonita e saudável. No entanto, assim como qualquer outra planta, a mini samambaia havaiana necessita ser regada frequentemente, afim de que possa absorver todos os nutrientes necessários, do local em que se encontra. O vaso deve conter uma terra orgânica e úmida, e a planta não deve ficar muito exposta aos raios de sol. De maneira geral, as samambaias são plantas extremamente fáceis de cuidar, basta ter um pouco de dedicação.

mini3 Como cuidar de mini samambaia havaiana

Via Flickr

Como cuidar de samambaias

Samambaias são plantas extremamente fáceis de cuidar. No entanto, tamanha facilidade pode levar os donos a serem relapsos e ignorarem alguns sinais e necessidades especiais que todas as plantas possuem. Ao plantar ou adquirir uma mini samambaia havaiana, procure mantê-la em um ambiente bem iluminado e dentro de um vaso raso e largo, para que ela possa se expandir. Por ser uma planta ideal para interiores, muitas pessoas acabam deixando-a muito próxima a animais domésticos e crianças, que podem destruí-la acidentalmente. Por isso, procure mantê-la em locais altos e longe do alcance de outras pessoas.

Forneça a iluminação correta

A iluminação é essencial para todas as plantas, no entanto, as mini samambaias havaianas não toleram a luz solar diretamente. Por isso, o ideal é mantê-las próximas à janelas e outros locais iluminados, mas longe do alcance dos raios solares. Geralmente, os ambientes mais abertos, como varandas cobertas, são uma ótima localização, já que fornecem uma ótima iluminação e são protegidos do sol. Outro fator que interfere no crescimento saudável da planta é a força dos ventos aos quais ela é submetida. Procure um local neutro, já que essa espécie de samambaia é muito exigente quanto às mudanças bruscas de temperatura do ambiente.

mini1 Como cuidar de mini samambaia havaiana

Via Flickr

Mantenha a sua planta sempre regada

É importante manter uma frequência na hidratação de sua planta, mas sem exageros. O excesso de água pode impedir seu desenvolvimento ou até mesmo matá-la.

Forneça um solo rico em matéria orgânica

As samambaias preferem um ambiente rico em material orgânico para o seu desenvolvimento. Por isso, ao adquirir uma muda, plante-a em um vaso largo, não muito fundo e com uma mistura saudável de materiais orgânicos. Dessa forma, a sua planta vai viver mais tempo e com a melhor aparência.

Evite mudanças

Uma vez que a sua mini samambaia havaiana tiver se adaptado a um ambiente, evite trocá-la constantemente de lugar. O ideal é escolher um local fresco, sem muitos ventos, longe da luz solar e bem iluminado. Dessa forma, a sua planta vai se desenvolver da melhor maneira e garantir um ambiente muito mais bonito e agradável. É importante lembrar de utilizar uma adubação própria para samambaias e aplicá-las diretamente no substrato

mini21 Como cuidar de mini samambaia havaiana

Via Flickr

Ao seguir essas dicas, as suas plantas terão uma vida muito mais saudável e vão proporcionar a você mais prazer no seu dia-a-dia.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar !