Como cuidar de pimenteiras


2367409718_2717234f72

É muito difícil encontrar alguém que não goste de pimenta de alguma forma, tem uns que gosta de seu sabor picante na comida, outros para se proteger do mau olhado, ou seja, hora temperando a nossa comida do dia a dia hora nos protegendo das invejas tão comuns em nosso dia a dia, o tempero de uma pimenta é sempre muito requisitado, e bem vindo com suas cores variadas e sabores picantes, transforma nossos jardins em uma beleza singela e da sabor aos nossos vasos. Com alguns cuidados básicos e uma boa dose de paciência você poderá ter em sua casa uma pimenteira que frutifique o ano inteiro digna e bonita de olhar.

Por não apresentar grandes dificuldades no cuidado a pimenteira é uma planta muito usada em vasos pequenos e simples, porque seu colorido diversificado alegra o ambiente onde está dando um colorido todo especial a apartamentos e residências. Bastando para isso uma pequena área a sua disposição. Bem adaptadas ao clima quente do Brasil as pimenteiras fazem um grande sucesso em qualquer ambiente onde se encontram.

2367407402 bf18145e58 300x225 Como cuidar de pimenteiras

Via Flickr

Usada também como plantas ornamentais e como decoração por seu significado especial, já que a crença popular diz que “é bom ter um pé de pimenta em casa, para afastar o olho gordo” . o que acabou por tornar a pimenteira um dos arbustos mais apreciados e desejados para se ter em casa. Sendo que quando morrem é atribuído a pimenteira que tenha pegado para si o olho gordo que seria destinado a casa ou mesmo a algum dos membros da família.

Crendices a parte, vamos combinar nada melhor do que colher sua pimentinha no pé fresquinha para temperar aquele franquinho de domingo NE?

Bem vamos agora ao como cuidar bem da sua pimenteira.

Passo a passo

  1. Escolha a semente de sua preferência, existe uma enorme variedade no mercado, inclusive de cores e sabores.
  2. Faça a sementeira. Com 45 dias mude para o local definitivo. (você pode também comprar a muda já pronta)
  3. Caso você tenha escolhido plantar sua pimenta em um vaso, observe bem o local onde vai deixa-la, lembre se de alguns detalhes que poderão fazer toda a diferença para sua pimenteira.
  4. A luz solar é o primeiro desses detalhes, já que sua pimenteira necessita de ao menos 6 horas de luz direta para que ela produza e continue sempre bela e forte.
  5. É necessário que o solo seja bem adubado e que a adubação seja feita sempre que terminar uma carga de pimenta, já que a pimenteira enfraquece muito depois que dá frutos.
  6. A rega deve ser diária, mas tendo o cuidado de não deixar a terra encharcada o que poderá matar sua pimenteira. Apodrecendo suas raízes e também  colaborando na proliferação de fungos e pulgões.
  7. caso haja alguma infestação de pulgões a praga mais comum das pimenteiras, faça uma solução de vinagre e água e sabão em pó  sendo 10 colheres de vinagre, 1 colher de sabão em pó e um litro de água coloque em um burrifador, e borrife por uma semana em todas as folhas e ramos da pimenteira.
  8. Toda pimenteira necessita de uma boa dose mensal de adubo orgânico para que frutifique varias vezes ao ano.
4238635849 4f4a5f5f1d 300x225 Como cuidar de pimenteiras

Via Flickr

Aproveite e plante agora sua pimenteira, evitando o olho grande em sua residência.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar !