Como cuidar de Rhipsalis


p11

O Rhipsalis, também conhecido como ‘cacto macarrão’ ou, simplesmente Ripsalis, é uma planta da categoria de cactos e suculentas e pode ser comumente encontrado em árvores antigas, sendo bastante comum na Mata Atlântica. O seu caule é composto por artículos ramificados, ou seja, varias partes pequenas que se unem formando pequenos ramos, que podem se transformar em longas e belas hastes.

3 F550x45012 Como cuidar de Rhipsalis

Via Flickr

Devido à sua tonalidade verde e seu aspecto delicado, faz composição perfeita com orquídeas e bromélias em arranjos naturais, tanto para adornar ambientes internos quanto externos. A planta também é muito usada para compor paredes verdes, pelo aspecto elegante e relaxante que proporciona à decoração de casas, espaços culturais, restaurantes e outros tipos de construção. Durante o verão, o Rhipsalis gera pequenos frutos e, durante a primavera, uma ampla floração, que enfeita jardins com beleza e delicadeza.

O gênero dos Rhipsalis se divide em diversas espécies e subespécies, como a Rhipsalis baccifera, uma das mais comumente encontradas. Apesar de ser da família dos cactos, o Rhipsalis não contém espinhos, o que a torna uma excelente opção para decoração de ambientes, não oferecendo o risco de machucar crianças e animais domésticos acidentalmente. Por ser uma planta epífita, pode se hospedar junto a outras espécies de folhagens sem prejudicar a saúde e o desenvolvimento das mesmas, como ocorre nos arranjos onde acompanha belas flores de orquídea e bromélia.

4 F550x45023 Como cuidar de Rhipsalis

Via Flickr

Como cuidar de Rhipsalis

Os cuidados com o Rhipsalis são relativamente fáceis, o que inclui a não exposição à luz solar direta por muito tempo e a rega periódica. Para cultivar e cuidar do Rhipsalis, bastam algumas atitudes simples, como as abaixo expostas:

Cultivo:

O Rhipsalis deve ser cultivado em solo preparado com substrato para epífitas, semelhante aos utilizados para orquídeas, podendo ser plantado em vasos ou mesmo acondicionado junto a paredes de pedra e árvores ou em placas de xaxim. O Rhipsalis se multiplica através de estaquias ou pelas próprias sementes. Por ser resistente às baixas temperaturas, pode ser cultivada em regiões afastadas dos trópicos.

Ambiente:

Apesar de resistente, o Rhipsalis é comumente encontrado à sombra das árvores. Isto indica que, realmente, a planta prefere locais ao abrigo da luz e do calor excessivo do sol. O ambiente ideal para que o Rhipsalis se desenvolva em sua melhor forma, são os locais à meia sombra, com boa ventilação.

2 F550x45010 Como cuidar de Rhipsalis

Via Flickr

Irrigação:

Acomodado em qualquer ponto da casa, o Rhipsalis requer uma rega semanal, o que a torna uma das plantas mais fáceis de cuidar, podendo resistir a até três semanas sem irrigação, devido a ausência dos moradores na casa. Porém, tudo isto depende de que a terra tenha sido bem molhada antes e a planta esteja ao abrigo da luz direta e calor do sol.

Poda:

O Rhipsalis produz galhos longos e verdes, que não necessitam de muitos cuidados. Apenas uma poda esporádica, para retirar possíveis ramos amarelados, é o suficiente para manter a planta viçosa e saudável por muitas estações.

De posse destas dicas simples, é fácil manter o Rhipsalis sempre bonito, enfeitando o ambiente com sofisticação e proporcionando sensações de bem estar.