Como cuidar de Samambaia Americana


multiflorafernandopolis, Nephrolepis-Exaltata, samambaia americana

Samambaia ou feto e feta, como também são conhecidos são plantas ornamentais milenares, reproduzidas por sementes ou mudas e de formato bem particular.

Um caule longo agrupa em toda sua extensão, mini folhas que lembram uma “língua”. Esse caule nasce pequeno, frágil e enrolado e conforme vai se desenrolando a folha como um todo cresce por tamanhos que variam de acordo com a espécie.
Cada espécie tem um jeito diferente de como cuidar, mas normalmente todas gostam de solo úmido e sol fraco, por essa razão é recomendado plantá-la em xaxim ou vasos que possam ser transportado.

8012562286 544f06d699 Como cuidar de Samambaia Americana

Via Flickr

As seis espécies mais comuns são

  • Samambaia de metro, a do caule mais extenso podendo atingir 2 metros e em casos exepcionais até mais.
  • Renda portuguesa, que morre no inverno e renasce sozinha na primavera.
  • Samambia prata, inconfundível por ter brilho prateado em suas folhagens.
  • Avenca, que não gosta de frio e vai muito bem em litorais.
  • Paulistinha, que é considerada quase um mato, de tão fácil de nascer.
  • Samambaia americana, a mais resistente e a que requer menos cuidados para crescer e ficar bonitas.

Características e cuidados especiais da Samambaia americana

  • De coloração verde claro, a samambaia americana é uma das plantas ornamentais mais vendidas no Brasil e ao redor do mundo.
  • A espécie tem variações melhoradas geneticamente e as diferenças entre uma e outra está no aspecto, tamaho, cor, rusticidade e textura
  • Precisa ser cultivada em vaso suspenso com espaço para baixo e para cima (entre o vaso e o teto), pois as folhas despontam para cima e conforme crescem ficam pesadas e caem magestosamente para baixo, por isso quanto mais espaço, mais bonitas e exuberantes as samambaias americanas ficarão
  • Evite cultivá-la a céu aberto, essa espécie se dá melhor com lugares cobertos e arejados: varandas, sacadas, terraços e salas de estar bem arejada
  • A samambaia americana gosta de meia sombra e iluminação natural indireta e como a umidade do ar favorece muito essa espécie, manter a raiz sempre úmida regando pelo menos 3 vezes por semana ou diariamente durante o alto verão e pulverizar água em suas folhagens todos os dias pode deixá-la ainda mais bonita.

Melhor vaso

Outras experiências já foram feitas, mas o xaxim ainda é a melhor opção já testada. Portanto até que a ciência chegue a uma fórmula ideal de um substrato ecologicamente correto e melhor que o xaxim, prefira cultivar suas samambaias nesse tipo de vaso ao invés de fazer experiências que poderão minguar a sua planta.

Poda

As folhas maduras precisam ser retiradas para que os brotos não se aniquilem e para evitar a necessidade de transplante de vaso, retire sempre as mudas que surgirem. Plante os brotos em outros vasos.

8012556889 2c5fa7730f Como cuidar de Samambaia Americana

Via Flickr

Adubação

Não é aconselhável adubar no ato do plantio, somente após ser plantada no vaso definitivo e com adubos próprios, que podem ser encontrado em lojas agropecuárias ou empresas de plantas ornamentais.

Pragas

Largartas podem surgir por isso é bome star sempre atento à folhas roídas. A melhor forma de acabar com elas é cantando à mão uma a uma. Se preferir no mercado há inseticidas específicos capazes de matar os bichos sem agredir a planta. Contra ácaros, pulgões e outros similares, a pulverização com calda de fumo é suficiente para afastá-los.

2 replies to this post