Como cultivar tinhorão


O exuberante tinhorão é nativo do Brasil, de onde se espalhou por vários países, suas folhagens de cores variadas e beleza impar, a distingue entre tantas outras hibridas. Com grandes folhas que podem chegar até a 60 cm rajadas ou pintadas nas mais diversas cores fazendo dessa planta um dos símbolos da alegria brasileira. Sua inflorescência ocorre no verão, sendo que no inverno a planta tende a hibernar, secando aparentemente toda, mais parecendo que está morta. Nesse período de repouso é aconselhável deixar a planta quieta, sem adubação e nem rega, o tinhorão consegue armazenar tudo o que vai necessitar para atravessar o seu período anual de hibernação, mas na próxima primavera/verão lá estão as belas folhas do tinhorão para dar as boas vindas ao calor tropical.  Considerada uma planta de alta toxidade devido a presença de cristais de oxalato de cálcio e saponinas em suas folhas e caule. O contato com essas substancia na mucosa, na pele e nos olhos pode provocar intensa ardência e vermelhidão, em casos mais graves até inflamação. A ingestão provoca edema da glote, asfixia e até pode levar a morte. Por esses motivos deve ser mantido longe do alcance de animais domésticos e crianças.tinhorão1 Como cultivar tinhorão
SantaRosa OLD SKOOL/ Flickr 

Mesmo tendo um alto grau de toxidade, o tinhorão é uma folhagem muito procurada para jardins, onde suas cores ajudam a dar mais alegria e beleza na primavera/verão, por isso o grande interesse do tinhorão no paisagismo, suas formas diferentes dão todo um ar exótico à paisagem tropical. Mas deve se observar que na época do inverno, o local onde está o plantado o tinhorão ficara desnudo, por este motivo é aconselhável ter um bom planejamento de cores e formas anual, para que o jardim não fique com o uma grande área aberta e limpa por um período relativamente longo.

Quando o projeto de jardinagem é planejado com cuidado visando todas as estações do ano, o tinhorão poderá ser uma boa opção, pelos motivos que já expomos acima.

Existe também a opção de plantar o tinhorão em vasos que na época da dormência poderão ser retirados para um local mais calmo e deixado em um canto onde não receba água mas esteja constantemente em contato com o a luminosidade, voltando a ser exposto assim que se iniciar a primavera e o tempo começar a aquecer. Nesse período é aconselhável que se faça uma boa adubação e a troca da terra do vaso, onde será retirado os bulbos excedentes, ou que possam ter alguma doença, deixando somente os mais saudáveis.

Agora vamos ensinar o passo a passo de como cuidar do tinhorão:

  • O tinhorão prefere solo fértil, leve e enriquecido com matéria orgânica, uma mistura de 1 parte de areia grossa, e 2 partes de terra preta orgânica é o ideal para o plantio dos bulbos. Já que sua propagação se dá pela separação dos bulbos quando o tinhorão está em repouso, na época da dormência;
  • As regas na primavera/verão devem ser diárias, mas no outono/inverno não se deve regar, respeitando o período de dormência.

tinhorão2 Como cultivar tinhorão
SantaRosa OLD SKOOL/ Flickr

  • Assim que o tempo começa a esquentar os brotos de tinhorão começam a aparecer, e em poucos dias ele já se mostra todo exuberante;
  • Deve se adubar no período da primavera/verão uma vez por mês com adubo orgânico.

Boa sorte com seu tinhorão.

(Imagem destaque:  SantaRosa OLD SKOOL/ Flickr)

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar !