Como cuidar de um limoeiro


3190204156_ea44b3e6e2_z

O limão é uma fruta muito rica em vitaminas e muito consumida em todo o mundo. Além disso, é comprovada sua eficácia no combate de doenças como a gripe e resfriado e serve como regularizador das taxas de colesterol.

Qualquer pessoa poderá ter um limoeiro plantado no quintal de casa. Este artigo vai apresentar importantes dicas para quem deseja plantar um limoeiro e os cuidados que se deve tomar para que seu limoeiro continue frutificando. Além disso, serão dadas dicas de períodos mais adequados para plantio, como podar, e de como manter seu limoeiro sem pragas.

Para cuidar de um limoeiro é preciso:

  • Ter um solo fértil
  • Plantar na época certa
  • Ferramentas para podar
  • Acompanhar se não existem pragas
  • Saiba com detalhes de como cuidar do seu limoeiro:

1º Ter um solo fértil

Não adianta plantar o limoeiro na época certa, abrir covas nas medidas recomendadas e plantar o limoeiro em um solo cheio de pedregulhos e sujeira. Para se cuidar bem de um limoeiro é necessário plantá-lo num lugar de solo fértil e arejado. O local deve bater sol e que não sejam muito expostas as correntezas de vento.

6155109267 035e52b081 300x225 Como cuidar de um limoeiro

Via Flickr

2º Plantar na época certa

Um limoeiro só cresce saudável se tiver sido plantado na época certa. Especialistas em plantio garantem que a época ideal para se plantar limoeiro é no período das chuvas. E de preferência em períodos frescos, com pouco sol. Sendo que de vez em quando é necessário irrigar para garantir o desenvolvimento da planta.

3º Ferramentas para podar

Tesoura e serra são as ferramentas mais indicadas para quem deseja podar um limoeiro. O período mais indicado para podar um limoeiro é no inverno. Para podar corretamente é preciso retirar os galhos secos e os ramos ladrões. Sendo que os ramos mais finos são recomendados cortar com tesoura e os ramos mais grossos com serra.

4º Acompanhar se não existem pragas

Pragas podem destruir seu limoeiro rapidamente, então é necessário ter o cuidado de acompanhar o desenvolvimento do limoeiro e estar sempre verificando se não existem pragas como: cochonilhas, lepidópteros, afídeos e ácaros. Estas são as pragas mais comuns entre os citros. Se houver uma proliferação, existem produtos que são encontrados em casas do ramo que combatem essas pragas. Bastando aplicar os produtos com um pincel nas folhas infestadas.

Dicas importantes para quem tem um limoeiro:

  • Um limoeiro só começa a dar frutos após três anos que ele foi plantado. E sua floração começa nos meses de Setembro e Outubro.
  • O período de colheita dura em média quatro meses.
  • Para colher os frutos é recomendado colher os limões com um tesoura. Assim você não corre o risco de quebrar algum galho.
  • Um limoeiro saudável chega a produzir uma média de 80 a 100 quilos de limão por árvore.
  • O limão mais comercializado é o Tahiti.
3190203618 ed9ef3b0d0 300x225 Como cuidar de um limoeiro

Via Flickr

Enfim essas são as dicas necessárias para quem já possui ou que deseja plantar um limoeiro. Lembrando que a atenção e o carinho também são indispensáveis para quem deseja plantar, pois para ter uma planta saudável é preciso ter essas duas qualidades. Então tenha bons frutos e boa sorte no cuidado de seu limoeiro.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar !