Como cuidar de um papagaio


800px-Amazona_aestiva_-upper_body-8a_(1)

O papagaio é uma ave silvestre muito apreciada por apresentar alguns atrativos, como por exemplo ser falante, muito alegre e ainda viver em média de 60  a 70 anos. É facilmente adestrado e pode ser criado em gaiolas, e até mesmo solto, se alguns cuidados básicos forem tomados.

Por possuir a capacidade de imitar muito bem o som das palavras desperta o interesse das pessoas em tê-lo como animal de estimação, motivo pelo qual tem sido muito explorado pelo comércio ilegal que na sua captura levam muitos deles à morte ainda filhotes.

495px Papagaio Fêmea REFON 010907 Como cuidar de um papagaioJosé Reynaldo da Fonseca/Wikimedia Commons

Como adquirir um papagaio

A única forma de adquirir um papagaio é através de lojas especializadas, pois elas, por determinação do IBAMA, devem ter todos seus animais silvestres registrados no órgão. Foi a forma que o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis  (IBAMA) encontrou para auxiliar na diminuição da captura desses animais na natureza, ou seja, autorizou sua criação em cativeiro para que possa ser oferecido ao mercado de forma legal.

Cuidados

O papagaio pode viver em gaiolas grandes fechadas ou abertas e não é aconselhável que fique  sozinho quanto estiver solto no ambiente, sob o risco de sofrer acidentes que poderão ser fatais, pois não haverá ninguém para ajudá-lo.

A gaiola deve ser limpa com frequência para prevenir doenças e infecções. O chão da gaiola deve ser forrado com papel absorvente pela manhã e pela noite. As vasilhas com alimentos e água devem ser limpas com regularidade.

Alimentação 

Antes de mais nada ofereça sempre muita água a seu bichinho e forneça a ele uma dieta composta por muitas sementes, frutas e verduras de cor verde escura. Saiba quais são os alimentos preferidos dos papagaios:

  • Frutas: banana, melão, melancia, jabuticaba, maçã e mamão.
  • Verduras: couve, espinafre, brócolis e almeirão.
  • Sementes. painço, arroz integral, linhaça, milho, aveia e girassol.

sun parakeet 54025 640 Como cuidar de um papagaioHans Braxmeier/Pixabay

  • Ração: pode ser encontrada em algumas lojas de animais.
  • Obs.: Nunca dê pão com leite, pois prejudica muito a digestão e fermenta no papo do animal.

Como deve ser a gaiola

  • O ideal para o papagaio seria um viveiro com as seguintes dimensões 2 m x 3 m x 2,5 a 3 m de altura. Porém se ele só se recolhe à gaiola fechada à noite essas dimensões podem ser menores.
  • Proteja as gaiolas de correntes de frio e chuva e à noite as cubra para que seu soninho seja mais tranquilo.
  • Se desejar criar seu papagaio solto, cuide para que seja cortada as penas de uma das asas por pessoa especializada, pois se for feito de maneira errada a ave pode cair com frequência e se machucar.
  • Existem gaiolas abertas com poleiros que são vendidas em lojas especializadas muito úteis para animais soltos.

Dicas de como ensinar o papagaio a falar

  • O ideal é que apenas uma pessoa ensine o animal a “falar”.
  • Reserve apenas 10 minutos por dia, acima disso você pode estressar o animal.
  • Inicie seu treinamento ensinando palavras bem simples.
  • O timbre ideal para que ele aprenda é o agudo.
  • A pessoa deve repetir muitas vezes as mesmas palavras.
  • Não há tempo previsto para a aprendizagem, tudo vai depender da capacidade do papagaio, como também da sua disponibilidade de tempo de se dedicar a ele.

parrot 90950 640 Como cuidar de um papagaiosuesun/Pixabay

Seguindo estas orientações e tratando seu papagaio com carinho e responsabilidade certamente você vai conseguir cuidar muito bem dele e fazer com que ele se desenvolva com muita saúde e alegria.

Boa Sorte!

(Imagem Destaque: Anselmo Garrido/Wikimedia Commons)

1 reply to this post