Como cuidar de um peixe Betta


1546291948_f8d3bb7db5

O famoso Betta Splendens ou mais popularmente conhecido como Betta é um dos peixes mais criados e bonitos, afinal, não tem como não se apaixonar com esta espécie. Como todo animal, este peixe precisa de alguns cuidados especiais, por isso, se você pensa ou quer criar um Betta não perca essas dicas, que vão te auxiliar a como cuidar da alimentação, do aquário, entre outros importantes cuidados.

Como cuidar

  1. Se você resolveu criar este peixe, lembre-se de que ele precisa de cuidados diários, por isso, você deve dedicar tempo e atenção a ele.
  2. Para criar este peixe escolha um aquário pequeno, existem os que são específicos para a espécie, portanto, opte por eles. Geralmente, eles recebem o nome de beteiras. Você deve escolher aquários que sejam de vidro plano e comportem mais de 2 litros de água. Ou seja, quanto mais quantidade de água melhor para o peixe, porque representa mais espaço.
  3. Em que local você vai deixar o aquário? Escolha um cômodo da sua casa, que pode ser na estante do seu quarto, sala ou no escritório. Mas, é importante que ele não fique exposto diretamente sobre a luz solar, frio excessivo, chuvas fortes, fumaça, gordura, entre outros fatores que podem prejudicar o peixe Betta.

    1560048331 e779bbdb03 Como cuidar de um peixe Betta                                                            daniellavereeken/Flickr

  4. Cuide da alimentação do seu peixe! No mercado existem vários tipos de rações voltadas para o Betta, por isso, escolha uma que tenha boa qualidade e vai oferecer a nutrição completa. Além disso, não o alimente de maneira excessiva, geralmente, ele precisa apenas de 2 a 4 pitadas de alimento para ficar satisfeito. Coloque a ração sempre em pequenas quantidades e não toda de uma vez.
  5. A água do aquário precisa ser trocada periodicamente, por isso, a manutenção é muito importante. Existem produtos que podem ajudar na manutenção como o sifão e o limpador magnético.
  6. Mantenha sempre o seu aquário protegido e explique para todas as pessoas da casa sobre os cuidados com o Betta, especialmente, em relação à alimentação. As crianças, por exemplo, podem colocar comida em excesso e, consequentemente, causar algum dano para o peixe. Portanto, instrua bem as pessoas.
  7. Os Bettas são peixes que considerados agressivos, por isso não o crie em grupos e nem com fêmeas. As fêmeas da espécie costumam ter menos agressividade se comparada com os machos. Por isso, os peixes desta espécie são criados de forma isolada.

1560053687 d212592b03 Como cuidar de um peixe Bettadaniellavereeken/Flickr

Dicas e truques

Prefira um aquário que tenha uma quantidade alta de água, porque isso vai proporcionar mais espaço para o peixe e a água vai ficar mais limpa por um tempo maior. Se quiser, você pode instalar no aquário um filtro externo ou um termostato que tenha um aquecedor.

O peixe Betta é muito bonito e apresenta belas cores. Criando-você vai ter uma boa companhia para todas as horas. Além disso, o custo e manutenção desta espécie de peixe são baixos. Além disso, lembre-se sempre de deixar o habitat dele com pouca movimentação na água.

(imagem destaque: daniellavereeken/Flickr)

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar !