Como cultivar flor da fortuna


5687872153_5389f52278

A flor da fortuna, cujo nome científico é Kalanchoe blossfeldiana, é uma espécie que teve origem na África. Ela é muito conhecida por sua resistência ao calor e a baixa necessidade de água, ou seja, pode viver vários dias sem precisar ser regada. A flor da fortuna é encontrada em várias tonalidades, sendo as mais conhecidas a rosa, lilás, branca, amarelo e vermelho.

Assim como outras flores, essa espécie também é cercada por histórias e lendas, uma das mais conhecidas e contada em todo o mundo é a que relata um acontecimento na vida da indiana Shankara.

Segundo esse relato os pais da jovem costumavam colocar moedas de ouro espalhadas em todos os vasos da residência, em um dia em que toda a família estava em casa um grupo de ladrões, que descobriram o segredo, invadiram a propriedade e mataram o casal, Shankara que estava em seu quarto e viu tudo o que aconteceu, começou a pedir aos céus que preservassem a sua vida.

Foi quando um anjo de materializou e ajudou a menina a se esconder no lustre localizado no teto, nesse momento o anjo transformou todas as moedas que haviam sido plantadas nos vasos em uma planta bastante exótica para a região, os ladrões saíram sem nada.

204676044 9356e8ce1b Como cultivar flor da fortuna

Via Flickr

Esse ser místico revelou que Shankara nunca seria roubada, pois cada vez que isso fosse acontecer as moedas iriam se transformar em uma flor da fortuna. Crenças e simpatias à parte, esse tipo de flor pode ser o grande diferencial de qualquer ambiente e jardim.

Existem alguns cuidados que precisam ser levados em consideração na hora de começar a sua plantação da flor da fortuna, isso é fundamental para que elas se mantenham bonitas por mais tempo.

Materiais

  • Mudas da flor da fortuna
  • Adubo
  • Jarro
  • Ferramentas de jardins

Passo a passo

  1. Procure um espaço que seja bem iluminado, como as varandas ou jardins ao ar livre, para começar a sua plantação de flores da fortuna, pois essa espécie, como explicado acima, precisa de pouca água e muito sol.
  2. Passe a sua muda com cuidado para o jarro onde ela será cultivada, se tiver dúvida sobre o melhor modelo para a sua flor, uma solução é perguntar para a pessoa que vendeu a muda. O ideal é que ela seja adquirida em lugares específicos de plantas, esses são os mais recomendados.
  3. Use uma boa quantidade de adubo e revire a terra antes de começar a plantação, dessa forma você evita que ela não tenha o número suficiente de propriedades.
  4. Evite sempre os locais muito escuros, nesse ambiente a flor da fortuna não costuma sobreviver por muito tempo.

Dicas:

  • Evite molhar em excesso as folhas e flores, pois isso poderá desencadear um processo de podridão. Algumas manchas também poderão aparecer por conta desse excesso, o ideal é usar pouca quantidade de água cada vez que você for regar, sempre priorizando a raiz.
  • Escolha plantas que estejam realmente saudáveis, ou seja, cujo as folhas estejam inteiras, livre de manchas e viçosas. As hastes também precisam estar bem firmes.
  • Observe também a quantidade de botões fechados que a planta possui, quanto maior esse número, maior a probabilidade dessa planta se desenvolver.
2734080612 6cdd9641fe Como cultivar flor da fortuna

Via Flickr

A flor da fortuna é uma ótima opção para as pessoas que fazem questão de ter um pouco de verde em casa, mas não possui muito tempo disponível, com alguns cuidados básicos é possível mantê-las sempre lindas. Boa jardinagem.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar !