Como cultivar Pitaia


Via Flickr

Pitaia é um fruto muito saboroso e poiuco conhecido. De origem mexicana esse fruto tem de plantas dos gêneros Hylocereuse também Selenicereus. A palavra Pitaia significa “fruta escamosa” e em alguns lugares é popularmente conhecida como fruta dragão.

A planta possui lindas flores brancas que só se abrem durante a noite e por isso são conhecidas como Flor-da-Lua ou Dama da Noite. As pitais de casca vermelha são muito ricas em vitamina C, sendo seu consumo muito indicado. É possível plantar essa planta no Brasil. Siga o passo a passo e veja como cultivar pitaia.

Materias

  • Mudas de pitaia
  • Análise de solo
  • Enxada
  • Água
medium 394107063 Como cultivar Pitaia

Via Flickr

Passo a passo

  1. Verifique qual a pitaia ideal para sua região e para a finalidade do seu plantio. É importante decidir se é plantio comercial, para consumo próprio ou para atender a demanda de determinado lugar. Pitaia com casca vermelha e com polpa vermelha é a melhor para se comercializar. Pitaia com casca vermelha e que tem a polpa branca é bem aceita por brasileiros. Pitaia da espécie colombiana não se adéquam a climas muito quentes. Essas são as de casca amarela e precisam de temperatura amena.
  2. Entre em contato com produtores da sua região para que saiba sobre a adequação de cada tipo de pitaia ao clima local.
  3. Procure órgãos de extensão rural do seu estado e empresas de pesquisas agropecuárias, como a EMBRAPA, e solicite informações sobre o tipo ideal de Pitaia para as condições climáticas do local onde irá plantar.
  4. Decida qual Pitaia irá ter. Ela prefere um local com meia sombra, sem que fique diretamente exposta ao sol forte.
  5. Converse com um engenheiro agrônomo para que possa ser feito uma analise de solo e decidido onde será o plantio e como será a adubação. Embora a Pitaia não seja muito exigente, é interessante a orientação de um especialista. Isso pode ser feito por um engenheiro agrônomo do órgão de extensão local ou da prefeitura do seu município.
  6. Adquira as mudas escolhidas. Elas devem estar enraizadas. Procure comprar em local idôneo e regularizado para que não estejam doentes ou com pragas.
  7. Faça covas de 20 a 25 cm de profundidade, em fileiras,  com espaçamento entre 50 e 70 cm entre elas.
  8. Coloque um moirão para que sirva de apoio para a planta.
  9. Faça o plantio.
  10. Se não chover ágüe a planta a cada dois dias.
  11. Faça adubação de cobertura antes do período de produção. A produção costuma ser no mês de agosto.
  12. Acompanhe o crescimento da planta. Não precisa capinar. Ela é bastante rústica e não exige muito trabalho em sua manutenção.
medium 2379074330 Como cultivar Pitaia

Via Flickr

Dicas importantes no cultivo da Pitaia

  • É importante lembrar que o cultivo pode ser feito entre temperaturas de 18° a 26°C
  • Pode ser cultivada em nível do mar ou até mais de 1000 metros de altitude
  • Deve sempre guiá-las com mourões. É fundamental para que o pé cresça saudável e produza bem. Para que irá plantá-la em casa, pode fazer isso em uma árvore
  • Dá até 3 safras por ano e tem cultivo simples

Boa sorte com o seu plantio!

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar !

6 replies to this post
  1. E uma planta ate bastante simples o seu cultivo, eu tenho uma enorme quantidade em fase de crescimento, ao bastantes desenvolvidas, e logico que teremos de ter alguns cuidados com elas, para que no inverno não fiquem expostas a alguma geada que possa aparecer, mas e simples, e demorado o seu desenvolvimento, mas sendo bem cuidadas mais tarde teremos a recompensa, se poder ajudar em alguma coisa e favaor de me contactar.