Como curar a dengue


5126344035_9c22ec2782

Manchas vermelhas em todo o corpo, dores de cabeça, nos músculos, nas juntas e até por trás dos olhos. Esses são os sintomas mais comuns da dengue, uma doença praticamente doméstica, já que para evitá-la a melhor maneira é cuidar da água parada que fica dentro de casa mesmo, em vasos de planta, por exemplo. A grande questão é como curar a dengue?

Para começar a entender um pouco, é preciso ir ao médico, explicar o que está sentindo e se quiser ainda pedir um exame que comprove que você está com dengue. Isso porque os sintomas da doença são muito semelhantes ao de uma simples gripe, então seja insistente e mostre ao profissional que estará contigo que isso pode ser dengue. Se for diagnosticada a doença, é preciso tomar algumas providências para curar a doença, confira as dicas:

800px Tylenol bottle closeup1 Como curar a dengueColin/Wikimedia Commons

  • Não existe tratamento voltado exclusivamente para acabar com a dengue. Não há um remédio que acabe com vírus. Isso porque os quatro sorotipos diferentes do vírus não facilitam a vida dos cientistas no sentido deles produzirem uma vacina eficiente e capaz de prevenir as pessoas contra a dengue;
  • Os sintomas permanecem de 5 a 12 dias e nesta fase é preciso se cuidar bastante tomando remédios para acabar com os sintomas, tais como medicamentos para aliviar a dor de cabeça, as dores e o febrão;
  • Contra essas dores o mais indicado é o paracetamol, que é o princípio da marca Tylenol. Ele é o mais adequado para quem está com dengue porque não afeta em nada a coagulação do sangue e assim não traz a possibilidade de hemorragia. Outro medicamento muito popular mas que não pode ser usado por quem está com dengue é o ácido acetilsalicílico (AAS), presente na Aspirina. Este remédio contra dores ajuda a ocorrência de hemorragias, então não deve ser usado na doença. A dipirona, mais conhecida como Novalgina, fica entre os dois, porém seus efeitos demoram mais para aparecer do que o paracetamol, então opte por este último mesmo;

drinking 87155 640 Como curar a dengueEmilian Robert Vicol/Pixabay

  • As pessoas que estão com dengue precisam ficar em extremo repouso e beber muita água ou suco.  A dengue já levou muitas pessoas à morte, mas normalmente não é assim que tudo termina. Caso você acredite que esteja com dengue, busque o mais rápido possível um médico e realize um exame para confirmar ou não o quadro.

Os governos sempre fazem campanhas para o controle da dengue e é importante que a população siga estas orientações, já que o mosquito transmissor pode ser combatido com pequenos procedimentos, desde a limpeza da casa até mesmo pelo famoso fumacê. Evite acumular água em vasinhos de planta, em locais de pouca circulação, pois assim as larvas dos mosquitos se proliferam.

8088991828 ba14a3bf65 Como curar a dengueOziel David Marchon/Flickr

Caso você já tenha tido dengue em um outro momento da vida, fique atendo, pois nesta situação a internação é essencial, assim como o atendimento rápido. A dengue hemorrágica pode levar à morte. Os cálculos já feitos sobre o assunto apontam para uma proporção de um em cada cinco pacientes podem morrer se não cuidarem da dengue imediatamente.

(Imagem Destaque: o5com/Flickr)

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar !