Como curar enxaqueca – sinais, sintomas e tratamento


352570-342553-mdemulhe

Quem nunca teve uma crise de enxaqueca? Essa doença caracterizada por crises recorrentes de cefaléia (dor de cabeça) afeta milhões de pessoas ao redor do mundo, conforme relatos e registros, desde os primórdios da humanidade.

DOR 2 Como curar enxaqueca   sinais, sintomas e tratamento

Ainda não estão claras para a ciência e a medicina as causas da enxaqueca, mas os dados analisados até agora sugerem que tal doença está relacionada à fatores genéticos/ hereditários, além de ser desencadeada, em muitos pacientes, por fatores comuns como insônia, estresse físico, estresse emocional, bebidas alcoólicas (principalmente o vinho tinto), dormir em excesso, menstruação em algumas mulheres, etc. Apesar desses fatores relacionados, crises de enxaqueca tem sido observados em pacientes sem que nenhum desses caracteres estejam atuando, aparecendo portanto sem um motivo claro.

DOR 5 Como curar enxaqueca   sinais, sintomas e tratamento

Sinais e sintomas

enxaqueca tratamento 8 Como curar enxaqueca   sinais, sintomas e tratamento

Os principais sintomas da enxaqueca são: Dores de cabeça recorrentes, de apresentação pulsátil, unilateral ou bilateral (ou seja, pode afetar tanto um só lado da cabeça quanto os dois), com intensidade transitando entre moderada, intensa e severa. Normalmente é acompanhada de fonofobia (aversão a sons) e fotobia (aversão à luz), sendo estes os dois sintomas secundários mais comuns. Náuseas e vômitos também podem estar presentes, geralmente nos casos mais severos.

dor de cabeca enxaqueca cefaleia Como curar enxaqueca   sinais, sintomas e tratamento

Uma crise de enxaqueca pode durar tanto apenas algumas horas como vários dias, desaparecendo sem motivo aparente, assim como surgiu.

Prevenção e tratamento da enxaqueca

enxaqueca Como curar enxaqueca   sinais, sintomas e tratamento

Como os fatores que desencadeiam as crises parecem ser sempre os mesmos, elaboramos uma lista de recomendações para evitar e prevenir as manifestações freqüentes da doença.

1)    Procure se afastar dos fatores que provocam as crises em você. Sejam alimentares (queijos, embutidos, frutos do mar, vinho tinto), comportamentais (dormir pouco, dormir muito) ou psicológicos (situações estressantes).

2)    Adote uma alimentação balanceada, muitas vezes as crises de dor de cabeça podem ser reflexos de carências nutricionais. Implemente vitaminas, minerais e principalmente fibras na sua alimentação.

3)    Atente-se especialmente para a oferta de vitamina A, ferro e as vitaminas do complexo B nos alimentos consumidos.

4)    Pratique exercícios regularmente. Além de evitar o estresse a pratica física libera no organismo substâncias analgésicas naturais, como a endorfina.

5)    Evite o consumo excessivo de sal.

Não existe um tratamento eficaz que acabe definitivamente com as crises de dor de cabeça, existem, porém, artifícios que podem combater os sintomas garantindo a qualidade de vida e a manutenção da rotina normal dos indivíduos afetados. Sendo os principais:

1)    Utilize analgésicos. Sempre consultando antes um médico, escolha o melhor analgésico que possa combater a sua dor de cabeça.

2)    Saiba reconhecer os sintomas prodrômicos (que se manifestam antes da crise em si) e já interceptar as crises a partir deles. Por exemplo, se antes das enxaquecas você costuma sentir náuseas, tome o medicamento receitado pelo médico neste momento, assim poderá abrandar a manifestação da dor de cabeça ou mesmo impedir que ela se estabeleça.

3)    Coloque compressas de água fria na cabeça, ajuda a aliviar a dor.

4)    Tome um banho frio.

5)    Descanse em um ambiente pouco iluminado e longe de interferências sonoras.

6)    Tome uma xícara de café, na maioria dos casos a cafeína ajuda a diminuir a dor de cabeça.

7)    Em casos de enxaquecas muito severas consulte o médico.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar !

1 reply to this post