Como curar fungos nas unhas


Nagelpilz-3

Suas unhas estão fracas e quebradiças? Apresentam coloração amarelada ou escura? Então elas podem estar infectadas com fungos e bactérias que impactam, de forma prejudicial, sua estrutura e funcionalidade e neste caso você deve agir o quanto antes para não perdê-las definitivamente.

Acompanhe a partir de agora nossas dicas e veja como é possível eliminar a presença de fungos nas unhas de forma eficiente e econômica, caso você não possa arcar financeiramente com um tratamento específico.

Como curar fungos nas unhas

  1. Esmaltes antifúngicos ou antimicóticos. Você encontrará nas principais farmácias e perfumarias do país esmaltes com ação antifúngica e antimicótica indicados justamente para combater as doenças mais comuns que acometem as unhas. Passe estes produtos nas unhas dia sim dia não e evite utilizar qualquer objeto de corte ou arremate estético durante o tratamento. As unhas crescem dois centímetros à cada mês e o processo poderá ser ainda mais demorado com interferências manuais e constantes.
  2. Utilize vinagre branco nas unhas afetadas. O melhor método caseiro para o tratamento de fungos nas unhas é a utilização de vinagre branco que ajuda de forma intensificada a eliminar qualquer bactéria ou contaminação degradante das unhas. Basta pingar algumas gotas da substância nas unhas duas vezes ao dia, preferencialmente de manhã e a noite. Deixe o líquido secar naturalmente e acompanhe os resultados que demoram algumas semanas para aparecer.
    781224819 accf77dea3 Como curar fungos nas unhas                                                                                   kteague/Flickr
  3. Aplique mertiolate misturado com alho nas unhas. A clorexidina, mais conhecida como mertiolate é um composto poderoso contra os fungos, bactérias e micoses que condenam a funcionalidade e saúde das unhas. O alho possui também é muito recomendado para combater estes problemas. Portanto, triture um dente de alho, coloque-o em um recipiente tampado junto com o mertiolate e passe a mistura nas unhas três vezes ao dia. Mantenha o recipiente em local seco e arejado.
  4. Lave suas unhas com álcool diariamente. Aproveite o momento em que for escovar os dentes para lavar suas unhas com álcool líquido ou em gel. Para eliminar totalmente os fungos, a melhor solução será desinfetar suas unhas todos os dias, pois os fungos tendem à proliferação caso os métodos de combate recomendados não sejam seguidos corretamente,

Observação: Evite roer as unhas infectadas durante o tratamento. Caso necessário, utilize protetores de unhas ou curativos durante o dia. É fundamental que os produtos aplicados sequem naturalmente e que as unhas recebem ventilação de ar.

203327682 13e944c1fc Como curar fungos nas unhaschefranden/Flickr

Dicas e cuidados especiais

  • Não compartilhe alicates e demais objetos utilizados por manicures e pedicuras sem que estejam devidamente esterilizados;
  • Evite remover totalmente as cutículas, pois elas possuem a função de proteger suas unhas de danos e infecções que possam atingi-las diretamente, tais como a ação de fungos e bactérias;
  • O corte frequente das unhas poderá ser prejudicial. O ideal é aparar as unhas à cada vinte dias, garantindo que elas cresçam sempre fortes e saudáveis, sem os riscos reais de novas contaminações.

Cuidar da saúde das unhas é muito importante e qualquer pessoa é capaz de empregar esforços mínimos que garantam a proteção contra fungos, bactérias e demais problemas nas unhas.

Boa Sorte!

(Imagem Destaque: pepsyrock/Wikimedia Commons)