Como curar intoxicação alimentar


medium_7500440342

A intoxicação alimentar pode ser alguma reação causada pelo consumo de algum alimento ou até mesmo de água contaminada com a presença de bactérias ou vírus. grande parte dos casos de intoxicação tem a ver com o consumo alimentar sem os cuidados com higiene, alimentos sobrados ou alimentos preparados sem os cuidados necessários.

Para evitar a intoxicação alimentar é essencial tomar os cuidados essenciais com a alimentação, pois a falta de cuidado é o principal fator para a contaminação. Na atualidade existem muitos casos de contaminação por consumo de alimentos, por isso todo o cuidado é pouco.

O importante é prevenir, mas caso aconteça algum caso de intoxicação alimentar, deve ser tratado imediatamente.

6263766894 0029dcc383 Como curar intoxicação alimentar

Via Flickr

Sintomas

Antes de tomar qualquer atitude para curar uma intoxicação alimentar deve ter certeza de que é disso que se trata. A forma de identificação passa pelo mesmo processo de qualquer outro problema de saúde, ou seja, os sintomas. Os principais sintomas da intoxicação alimentar são:

  • Náusea
  • Vômito
  • Cansaço
  • Dores de cabeça
  • Dores abdominais
  • Diarréia
  • Febre

Todos esses sintomas se apresentam de acordo com a quantidade de alimentos contaminados consumidos, o grau de contaminação e, normalmente, algum tempo depois do consumo. As vezes pode demorar até um dia para que se apresentem os sintomas e o mais comum é que comece com diarreia.

Como curar a intoxicação alimentar

Existem algumas receitas caseiras, as quais podem curar a intoxicação alimentar. Muitas combatem apenas os sintomas, mas isso já é o bastante visto que o organismo vai se limpando na medida em que se consome bastante água. Por isso a primeira e, fundamental dica é, consuma água em excesso. As receitas que colaboram na limpeza e na eliminação dos sintomas são as que se utilizam de plantas e as seguintes são as mais usuais.

medium 4858004144 Como curar intoxicação alimentar

Via Flickr

  • Chá de alho: Corte três a quatro dentes de alho, dependendo do tamanho de cada um e coloque ferver juntamente com um litro de água. Deixe ferver até que o alho libere o sabor na água. Tome três xícaras durante o dia. Como opção ao chá de alho pode se tomar capsulas de alho para evitar o mau cheiro no organismo
  • Chá de tomilho: Coloque um maço de tomilho florido ferver em um litro de água. Deixe ferver até que a quantidade de água diminua um pouco, pois assim estará no ponto. Faça gargarejos com o líquido, dispensando as folhas
  • Chá de amieiro: Deixe ferver um punhado de cascas de amieiro em meio litro de água. O tempo de fervimento varia entre 15 e 20 minutos. O importante é que libere o  sabor e as propriedades benéficas
  • Chá de Pilo – sela: Colha a porção de planta na hora. Coloque um punhado para ferver em um litro de água. Retire do fogo, espere alguns minutos e adoce com mel. Tome uma xícara a cada duas horas. Não ultrapasse 4 xícaras por dia

No caso de dores de estomago e diarreia muito forte é essencial que se produza um soro caseiro. Para isso basta ferver um pouco de água, adicionar sal e açúcar, misturar bem e beber alguns goles de tempos em tempos. Além disso é importante ingerir água pura a todo momento.

Seguindo essas dicas, aliado ao preparo de um dos chás, o organismo se limpará rapidamente. Depois disso deve voltar a se alimentar para recuperar as energias.

Boa sorte e sucesso sempre!