Como curar micose de unha


Ingrown_toenail_toothpick

As micoses de unhas são muito frequentes e exigem tratamento, que normalmente é feito a longo prazo. A micose é difícil de tratar, mas existem dicas que podem curar e facilitar o desaparecimento desta infecção, tão presente nas unhas e mãos dos pés. A causa da micose é devido a presença de fungos e como as unhas consistem em ambientes úmidos, aquecidos e escuros facilitam o crescimento deles. Além disso, a micose pode ser transmitida através de usos de alicates ou tesouras de unhas, por isso tenha sempre o seu material para fazer as unhas, e evite usar os dos salões, que podem estar contaminados.

images Como curar micose de unhaMenetekel/Wikimedia Commons

Material

  • Remédios em Geral indicados por dermatologistas

Procedimento

  1. Antes de iniciar qualquer tipo de tratamento para micose, é necessário que consulte um dermatologista. Ou seja, não use pomadas ou outros tipos de medicamentos sem a opinião de um profissional. O dermatologista vai indicar o melhor tipo de tratamento e remédio.
  2. Quais são as causas da micose? Os sintomas relacionados com essa infecção são as presenças de unhas expressas, grossas ou endurecidas. Ou seja, você vai notar um aspecto diferente nas suas unhas e em qualquer suspeita, procure um dermatologista.
  3. Além dos sintomas descritos, a micose pode ser acompanhada de dor, mancha branca presente na superfície e a unha fica mais mole e quebradiça.
  4. As micoses podem ser prevenidas com alguns hábitos de higiene que são fundamentais: não andar descalço em ambientes que são úmidos, manter aparelhos como alicates de unhas e tesouras esterilizados, entre outros. Toda vez que você for tomar banho em clubes ou saunas, use um chinelo, ou se você for mexer com terra, não se esqueça de usar luvas para proteger as mãos e evitar a micose. A prevenção é a principal ferramenta contra qualquer doença, porque o tratamento deste fungo é complicado.
  5. O tratamento é feito com uso de compostos que sejam antifúngicos ou antibióticos. Existem vários tipos de tratamentos e todos eles devem ser indicados por um dermatologista. As unhas, normalmente, demoram a crescer e crescem, em média, dois mm por mês.
  6. O tratamento contra a micose deve ser imediato, para que o fungo não espalhe por outras unhas. Por isso, não se esqueça de manter os pés sempre limpos e secos e, além disso, seque as regiões entre os dedos. Mantenha os pés hidratados com o uso de cremes específicos e as unhas sempre cortadas e lixadas.


Ingrown nail treatment by band aid Como curar micose de unhaDayslypper/Wikimedia Commons

Dicas e truques

A prevenção da micose é feita de forma simples e se você notar qualquer aspecto estranho, não demore a procurar um dermatologista. O tratamento é difícil e pode demorar por muito tempo, por isso, é melhor você sempre se prevenir, certo?

Pequenos hábitos são essenciais: não use os alicates dos salões, ou seja, tenha sempre o seu. Muitas vezes, eles não são esterilizados da maneira correta, e você pode adquirir micose. Por isso, não corra o risco e tenha sempre o seu material para cuidar das unhas das mãos e dos pés.

Boa Sorte!

(Imagem Destaque: Jidanni (talk)/Wikimedia Commons)

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar !