Como curar tosse noturna


4271317924_60b13f804b

A tosse é um processo natural de nosso corpo que se manifesta como um mecanismo de defesa toda vez que algum corpo estranho ou secreção entra em contato direto com nossas vias respiratórias. O problema pode surgir a partir de diversos fatores como um simples resfriado ou até mesmo problemas de saúde crônicos como pneumonia ou bronquite.

As crises de tosse noturna costumam causar bastante incomodo para adultos e crianças e afetam não apenas o sono como também a qualidade de vida em geral. Confira quais os fatores que podem aumentar a chance de ter tosse noturna e conheça algumas maneiras de aliviá-la.

Causas: Geralmente as gripes e resfriados são os maiores responsáveis pelo surgimento de tosse noturna com experimento de catarro e secreções purulentas que indicam a infecção da garganta. Porém outros fatores como o hábito de fumar também causam uma tosse crônica a longo prazo devido a toxicidade das substâncias do cigarro que entram em contato com a mucosa e vias respiratórias. Alergias como a rinite ou doenças crônicas como sinusite e bronquite também tem a tosse como um de seus principais sintomas que costumam se agravar no período da noite devido as quedas de temperatura.

640px Coughsyrup promethcode Como curar tosse noturna commons.wikimedia/Stickpen

Tratamento: Se a tosse persistir por mais de três dias é aconselhável que se procure atendimento médico para que o mesmo possa solicitar exames clínicos para a detecção das causas da tosse persistente. É muito importante que o paciente acometido da tosse não busque na auto medicação uma solução para seu problema já que existem riscos com o uso indiscriminado de medicamentos e também deve-se ter certeza da causa para intervir com a ação de remédios.

Soluções caseiras: Algumas receitas caseiras podem ajudar com o alívio dos sintomas da tosse noturna. Uma boa dica é ingerir um copo de leite bem quente e adoçado para interromper a tosse. O líquido quente ajuda a diminuir a irritação da garganta e o sabor doce também engana nosso cérebro e traz a sensação de calma, facilitando o sono. O mel com limão tem a mesma função e pode ser ingerido várias vezes ao dia para driblar a tosse. Outra solução é fazer xaropes caseiros a base de agrião. Basta fervê-lo com meio copo de água filtrada e adoçar com mel.Tome 3 vezes ao dia e evite tomar friagem ou andar descalço.

Dicas

  • Para aliviar a tosse dos bebês basta colocar um travesseiro um pouco mais alto atrás das costas e deixar as pernas mais baixas. A posição favorece a respiração e desta forma auxilia no sono tranquilo.
  • Os adultos podem fazer uma inalação caseira com 1 litro de água quente e 4 colheres de sopa de sal refinado. Cubra a cabeça com uma toalha e inale por mais ou menos 10 minutos antes de dormir. O sal ajuda a respiração e diminui a contração dos vasos sanguíneos na região do nariz e garganta, diminuindo a possibilidade da tosse ocorrer.

4195919691 1dd18a0d3b Como curar tosse noturna Flickr/williambrawley/

Seguindo estes passos simples você consegue aliviar os sintomas da tosse noturna temporariamente, mas lembre-se de que somente o médico pode avaliar cada caso e determinar a melhor forma de tratamento. Não brinque com sua saúde e evite inalar produtos químicos, poluição e fumaça de cigarro.

(imagem destaque: Flickr/termie)

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar !