Como customizar roupas velhas


4591317965_8707bca4a5_z-F550x450

Customizar uma roupa já usada é a possibilidade de dar vida nova para aquela peça. Essa é a maneira encontrada por muitas mulheres para mudar a cara do armário sem precisar gastar muito para isso, visto que os materiais usados nesse processo muitas vezes são objetos que já estão disponíveis em casa, ou que são comprados com baixo custo.

Essa palavra é derivada do termo inglês “costum”, que significa literalmente personalizar algo, e é justamente isso que a customização é. Os objetos customizados são feitos sob medida pelo seu dono, no caso das roupas é comum que a pessoa passe um pouco da sua personalidade para as peças. Vale lembrar que quase tudo pode ser customizado, tanto roupas quanto acessórios, sendo que este técnica é utilizada para customização de roupas masculinas e femininas.

7163287553 cc9f4e334c z F550x450 Como customizar roupas velhas

via flickr

Aprenda a como customizar roupas velhas

Aquelas roupas que estão esquecidas no armário podem facilmente ser customizadas, o principal é soltar a imaginação na hora de fazer esse trabalho.

3910556156 500b26f61f z F550x450 Como customizar roupas velhas

via flickr

Materiais

  • Tesoura
  • Pedaço de renda
  • Agulha
  • Linha de costuma
  • Alfinetes

Passo a passo

  1. Escolha a roupa que deseja customizar. Nesse tutorial vamos ensinar a personalizar uma camiseta básica que já não está sendo mais usado, até mesmo aquelas peças desbotadas ou manchadas podem ser transformadas sem nenhum problema.
  2. Retire as mangas da sua camiseta, se houver. Para que o corte fique mais certo possível marque a superfície com um lápis usando uma régua.
    2889545375 8ba2864232 z F550x450 Como customizar roupas velhas

    via flickr

  3. Recorte a renda no formato da manga, ela será colocada nesse local. Você irá substituir as antigas por essa nova. No caso das camisetas sem mangas, você poderá criar uma manga para a sua nova blusa.
  4. Prenda a renda na camiseta usando o alfinete, o ideal são aqueles com a cabeça colorida, fica mais fácil de fazer esse trabalho.
  5. Coloque a linha na agulha e comece a costurar as suas partes, faça pontos pequenos, lembrando sempre que a linha precisa ser obrigatoriamente da cor da renda para que ela não apareça.
  6. Prenda muito bem a linha no final para que a costura não se solte e pronto.

Dicas:

  • No caso das camisetas manchadas, você poderá utilizar a renda sobre essa área. Se desejar algo mais sofisticado crie um desenho, faça um molde e recorte a renda nesse formato.
  • Enfeite com paetês ou outro material, assim a sua camiseta ficará ainda mais personalizada.
  • Troque a linha e agulha pela cola de tecido, se por acaso não conseguir fazer os pontos não aparecerem, principalmente nos casos em que a renda irá funcionar como uma aplicação, só que nesses casos é preciso ter cuidados redobrados na hora de lavar, essa roupa não deve ser colocada na máquina para não correr o risco de estragar a peça.
  • As pérolas ficam muito bem com a renda e deixam a camiseta mais glamorosa, podendo ser usada inclusive em eventos mais formais, acompanhando uma saia ou casaco mais sofisticado.
    5653950182 5c59f9b938 Como customizar roupas velhas

    via flickr

  • Procure rendas diferenciadas, fuja daquele modelo tradicional.
  • Crie um contraste de cores, se a blusa for branca, você pode optar por uma renda mais chamativa.
  • Procure referências em sites e revistas especializadas.
  • Essa técnica pode ser utilizada também para customizar roupas masculinas para as mulheres, ou seja, você pode customizar camisetas velhas do seu namorado e criar novas peças.

Customizar uma roupa significa deixá-la com a sua cara e sua personalidade, além de ser a garantia de ser única, pois todo o mérito é seu. Use a criatividade e boa sorte!

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar !

4 replies to this post