Como dançar valsa


valsa

A valsa é uma dança clássica que teve o seu auge nos bailes vienenses e era um dos estilos preferidos das classes mais abastadas, ou seja, da elite daquela época. Segundo alguns historiadores, o estilo musical conhecido como allemande, muito popular na França do século XVIII, foi o precursor da valsa como conhecemos atualmente. O pai da valsa foi o compositor Carl Maria von Weber responsável pela composição Douze Allemandes. Com o passar dos anos o estilo foi constantemente reinventado, porém a sua essência contínua preservada até hoje. Compositores famosos contribuíram para aumentar cada vez mais a sua fama, sendo o Frédéric Chopin um dos mais conhecidos.

valsa1 Como dançar valsa

A valsa e as datas especiais 

Hoje em dia a valsa não é mais executada com a mesma frequência com que era no passado, mas em algumas datas elas permanecem sendo a música oficial, como nos casamentos e nas festas de aniversários de 15 anos. Na recepção das festas de casamento é comum o uso da valsa como a primeira dança do casal, em seguida é a vez do pai da noiva guiar a dama no salão de festas, assim como tios e demais convidados.

Durante a festa de 15 anos, a valsa também é o estilo de música oficial, sendo que nesse caso a aniversariante costuma dançar com todos os homens presentes.

valsa2 Como dançar valsa

Como aprender a dançar valsa

Assim como outros tipos de dança, a valsa também exige um certo grau de treino para que seja executada da melhor forma possível, treinar os passos dias antes da festa ou recepção pode ser uma excelente alternativa para aqueles que não estão acostumados com o estilo.

Para treinar você vai precisar de: 

  • Aparelho de som
  • CD com algumas valsas
  • Aparelho de TV
  • DVD explicativo
valsa3 Como dançar valsa

Passo a Passo:

  1. Procure conhecer melhor a valsa antes de tentar dançar, para isso o ideal é assistir algum DVD explicativo sobre o assunto, desses DVDs são facilmente encontrados em papelarias ou casas especializadas. Observar o básico da dança pode ser fundamental na hora de aprender a dançar.
  2. Coloque a valsa para tocar e tente imitar esses passos, é importante seguir sempre o ritmo da música, um bom compasso é fundamental. Lembre-se que no caso da valsa quem conduz é o homem, a mulher apenas segue, porém mesmo assim ela também precisa conhecer a dança, para não se perder durante os passos.
  3. Aprenda a executar uma sinfonia mental seguindo a regra “dois passos para lá, dois passos para cá”, essa atitude irá fazer com que aprender a dançar valsa se torne ainda mais fácil.

Dicas:

  1. É importante sempre manter o corpo ereto na hora de dançar a valsa, dessa forma os passos ficam ainda mais elegantes e bem executados.
  2. Estar confiante é fundamental na hora de dançar a valsa.
  3. Contar até três na hora de executar cada passo poderá ajudar o dançarino a seguir o compasso da valsa.

A valsa é carregada de benefícios para o corpo e para a mente, além de se divertir, os dançarinos poderão apreciar as lindas composições da música, siga o passo a passo na hora de dançar e boa sorte.

1 reply to this post