Como dar entrada no seguro desemprego


4222426788_ec9d8213f4

O seguro desemprego é um benefício oferecido ao trabalhador que perde seu posto de trabalho para que o mesmo possa ter tempo e condições de buscar outras vagas e conseguir sua recolocação no mercado de trabalho.

Para que o trabalhador possa requirir e receber o seguro desemprego que é pago pela Previdência Social, ele deve preencher algumas exigências impostas pelo programa que visa beneficiar, sobretudo, trabalhadores de baixa renda. O seguro desemprego é um direito de todo o trabalhador com carteira assinada que seja demitido sem justa causa ou tenha sido dispensado do cargo por participar de programas de treinamento oferecidos pela própria empresa.

Saiba onde, como e o que é preciso para dar entrada no seguro desemprego caso você tenha perdido seu emprego e encaixe-se nas condições do programa.

Como funciona o seguro desemprego?

O seguro desemprego é uma ajuda financeira cedida aos trabalhadores dispensados de seus postos de trabalho sem justa causa ou por outro tipo de situação inerente à sua atuação na empresa. Este benefício também é oferecido aos pescadores, quando estes são proibidos de realizar a pesca e para os trabalhadores vítimas do trabalho escravo.

8268702059 92c004a8fe Como dar entrada no seguro desemprego

Via Flickr

O programa não beneficia todos os assegurados com o mesmo valor, que irá depender da faixa salarial anterior à demissão do trabalhador. O seguro desemprego é realizado em, no máximo, cinco parcelas, que serão os salários de ajuda para que o profissional possa investir em outras oportunidades de trabalho e regressar ao mercado formal.

O valor estipulado pelo seguro desemprego poderá ser sacado pelo beneficiário em agências da Caixa Econômica Federal, casas lotéricas credenciadas ou postos de autoatendimento do programa depositados diretamente na conta do requerente.

Como dar entrada no seguro desemprego

Todo trabalhador que estiver desempregado pode requirir o seguro desemprego, uma semana depois de oficializada sua demissão e terá quatro meses (120 dias) para requirir o benefício.

Para fazer o pedido do seguro desemprego o trabalhador deverá deslocar-se até um dos seguintes postos: SINE (Sistema Nacional de Emprego), DRT (Delegacia Regional do Trabalho) ou requirir o benefício em uma das agências credenciadas pela Caixa Econômica Federal (trabalhador com carteira assinada).

medium 2987612253 Como dar entrada no seguro desemprego

Via Flickr

A solicitação deste benefício deverá ser realizada da seguinte forma:

  1. Mediante apresentação do certificado de dispensa do trabalho e o requerimento do seguro desemprego, juntamente com o termo de rescisão de contrato de trabalho e da quitação de rescisão do contrato de trabalho ou de homologação  Outros documentos, como carteira de trabalho, RG e certidão de nascimento ou casamento, PIS/PASEP e CPF devem ser apresentados junto a um dos postos relacionados anteriormente;
  2. O requerente preencherá algumas vias para firmar o pedido do seguro desemprego caso seja considerado apto ao recebimento do benefício. Para consultar e verificar a data de depósito o trabalhador poderá acessar o site da CAIXA e consultar o lote de seguro desemprego liberado pelo programa.
  3. O seguro desemprego poderá ser deposito entre três e quatro parcelas, uma a cada mês. Durante o recebimento do benefício o trabalhador não pode trabalhar formalmente e caso encontre outro emprego antes do término das parcelas deverá informar o programa que cancelará automaticamente o benefício.

Estas são as informações sobre o seguro desemprego que todo o trabalhador precisa ter conhecimento para requirir e beneficiar-se deste programa enquanto estiver em situação de desemprego.

Boa Sorte!

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar !

1 reply to this post