Como dar nó em gravata


foto-gravata-4hand

Inicialmente concebida com a função de esconder os botões das camisas sociais masculinas, a gravata ganhou espaço na cultura formal tornando-se, ao mesmo tempo, sinônimo e item fundamental para a elegância masculina. Com o passar do tempo, o sucesso do acessório foi tanto que mesmo a moda feminina passou a adotar e assimilar o uso da gravata para trajes mais formais (alguns nem tanto assim).

gravata em mulher 1 Como dar nó em gravata

Hoje em dia, com a crescente popularização da informalidade, o uso da gravata tem perdido cada vez mais seu espaço (quando o mesmo não é vulgarizado em modelos adolescentes), porém, continua sendo a maior representação do elo que une o homem moderno à civilidade e sofisticação.

Music Avril Lavigne 004712  Como dar nó em gravata

Além da disseminação da informalidade nos ambientes que outrora à requeriam, outro fator, banal à primeira vista, tem contribuído para o desencorajar do uso de gravata: a dificuldade de se fazer o nó. De fato esta parece ser uma daquelas técnicas milenares que só alguns poucos dominam com destreza.

foto gravata 4hand Como dar nó em gravata

Se você não quer ter que pedir à sua esposa ou namorada que faça a sua gravata toda vez que precisar, ter que manter sempre o nó já feito ou comprar aquelas que já vêm amarradas, continue lendo este guia Comofas sobre como dar nó em gravata.

no windsor Como dar nó em gravata

Passo a Passo

nó de gravata nó simples Como dar nó em gravata

no gravata Como dar nó em gravata

1)    Fique de frente ao espelho com a gravata no pescoço. A ponta mais larga da mesma deve estar no lado direito em relação à linha média do seu corpo, puxe-a para baixo de modo que fique cerca de cinco centímetros mais baixa (em direção ao chão) que a parte mais estreita.

2)    Segure a ponta mais larga da gravata e atravesse-a sobre a parte mais estreita da mesma. Puxe-a ao redor e embaixo da parte mais estreita de modo que ao final do processo a ponta mais larga esteja novamente voltada para o lado direito do seu corpo.

3)    Repita o mesmo processo de modo que a parte mais larga da gravata contorne o seu pescoço (sempre embaixo do colarinho) sendo que, ao final, a ponta mais larga estará no lado esquerdo da linha média ao final do processo.

4)    Puxe a ponta mais larga em direção ao centro de modo que a mesma posicione-se a frente do nó que está se formando próximo ao colarinho da camisa.

5)    Insira  a ponta larga através do laço do nó próximo ao pescoço. Puxe-a para que novamente sobreponha-se ao nó central.

6)    Aperte o nó puxando a ponta mais larga delicadamente para baixo. Deslize suavemente o nó até que fique próximo ao colarinho.

7)    Para ter uma idéia melhor de como se fazer, assista o vídeo abaixo que exemplifica o passo a passo.