Como decorar caixas de madeira


394539233_9adddbebbe

As caixas em madeira MDF são bastante úteis na organização de ítens escolares, documentos, fotos, bijuterias, sachês de chá, etc. Elas podem ser pintadas com tinta acrílica, ou encapada com papel de parede ou tecido. Para quem busca uma ideia bacana com passo a passo para decorar caixas e organizar toda a bagunça, continue a leitura e aproveite as dicas:

Materiais

  • Caixa em MDF
  • Tecido tricoline na quantidade proporcional à caixa (tem que ter 10 cm a mais que a largura da lateral maior da tampa)
  • Manta acrílica de metro (fina) em quantidade suficiente para cobrir a tapa da caixa
  • Cola de tecido ou cola quente
  • Tesoura
  • fita métrica ou régua
  • Pregadores de roupa em tamanho grande
  • Pincéis e/ou rolinho de pintura para artesanato
  • Fita de cetim na largura da altura da tampa da caixa em metragem suficiente para dar a volta na tampa da caixa e sobrar 2 cm.
  • Quanto a cor da fita, escolha uma que combine ou contraste com a cor/estampa do tecido escolhido para encapar a caixa.
  • Verniz (opcional)

3658284043 1b99d3be59 Como decorar caixas de madeira/luizagoodgroves/Flickr

Como fazer

  1. Corte a manta acrílica no exato tamanho da superfície da tampa da caixa e reserve.
  2. Corte um pedaço de tecido no tamanho da tampa da caixa deixando passar 2 cm ou menos se a lateral da tampa for inferior a 2 cm.
  3. Corte 1 tira, cuja largura deve ser a altura da caixa + 4 cm. (2 cm será virado para o fundo e 2 cm será virado para dentro da caixa em comprimento capaz de dar a volta em toda a caixa.
  4. Para decorar a tampa, passe com pincel ou rolinho de pintura cola branca ou específica pra tecido. Aguarde por aproximadamente 5 minutos, para atingir tempo de mordência, que é aquele em que a cola não está totalmente seca, mas também não sai na mão ao encostar o dedo na área com cola.
  5. Coloque a manta acrília sobre a tampa, pressionando bem para que cole.
  6. Passe cola na lateral da tampa da caixa e sem esperar o tempo de mordência vire as sobras para a lateral com cola molhada, pressionando bem.
  7. Coloque pregadores em alguns pontos para ajudar a segurar.
  8. Enquanto a tampa seca trabalhe a caixa. Passe cola nas laterais (os 4 lados) e aguarde os 5 minutos necessários para atingir ponto de mordência.
  9. Em seguida pegue o tecido da lateral e posicione bem a partir de um canto e vá ajeitando e estendendo o tecido para cobrir os 4 lados da caixa. Reserve para secar.
  10. Enquanto a caixa seca, finalize a tampa cortando rebarbas de tecido e aplicando a fita de cetim, da seguinte maneira: passe cola quente em um canto da tampa da caixa e fixe alí a ponta da fita de cetim. E continue assim, colocando gotas de cola quente em alguns trechos e pressionando a fita sobre a cola até dar a volta e as pontas da fita se encontrarem.
  11. Ao terminar de colar a fita, a tampa estará pronta, mas se tiver sobras de fita pode fazer um laço e colar na frente da caixa, que pode ser quaisquer um dos lados.
  12. Finalize a caixa, virando as sobras de tecido para o fundo da caixa e colando com cola de tecido ou cola quente.

4433964625 617dbdd97d Como decorar caixas de madeirapanoepapel/Flickr

E vire as sobras de tecido para dentro da caixa, também colando. E a caixa estará pronta. Dá para fazer aplicações de flores ou fuxicos sobre a tampa da caixa ou outro tipo de enfeite que saiba fazer. Aproveite esse passo a passo e dê vida nova aos ambiente, organizando tudo em caixas decoradas.

(imagem destaque:art_es_anna/ Flickr)