Como decorar seu quarto gastando pouco


Recentemente as tendências de decoração tendem a sugerir ambientes que geram praticidade no dia a dia, mas também que dispensam gastos altos . É possível ter um quarto diferenciado com itens que trazem beleza e aconchego e ao mesmo tempo gastar pouco. Além de garimpar móveis e outros itens mais em conta, a técnica de “Faça você mesmo” auxilia a economizar com a decoração. Veja algumas dicas para tornar seu quarto mais descolado e funcional.

1. Use caixotes de feira para criar móveis simples e úteis. Lixe a madeira e aplique tinta spray, látex ou esmalte (também é possível utilizar tecido). Com o caixote na vertical, transforme-o em um criado mudo, muito prático para colocar objetos como celulares, carregadores e acomodar livros. Use cores que combinem com a pintura da parede e de outros objetos do ambiente.

Outra alternativa é utilizar caixotes como nichos de parede, usando furadeira, bucha e parafuso. Desta forma, servirão para guardar enfeites, materiais escolares, vasos de flores e demais adereços.

Pregados na parede, logo abaixo da televisão, os caixotes servem como base para controle remoto, videogame e aparelho de DVD.

2. Faça pufes de garrafa pet, que além de assentos, serão uma forma de apoio para calçar sapatos, ficando alinhados no pé da cama.

garrafa Como decorar seu quarto gastando poucoEcoblogs/Flickr

O passo a passo é bem simples: separe 32 garrafas de plástico, de mesmo tamanho. Serão feitas 16 estruturas, que devem ser unidas usando fita adesiva, ficando bem firmes, pois servirão de base para o pufe. Para fazer as estruturas, corte uma garrafa, próxima a marca do rótulo, de modo que uma parte seja semelhante a um funil, e a outra a um jarro. Encaixe a parte similar a um funil no restante da garrafa, voltando a tampa e a boca para baixo. Encaixe uma garrafa inteira da mesma forma, sobre o funil, até o fundo. Após unir as estruturas com a fita adesiva, forre a superfície com papelão ou manta acrílica. No local que servirá de assento, cole uma placa de espuma, do tamanho suficiente para que fique confortável, usando cola branca ou cola quente. Faça uma capa para o pufe, usando um tecido barato, como TNT ou chita.

3. Móveis velhos em bom estado de conservação, apenas com a pintura desgastada, podem ser reaproveitados, ganhando uma aparência renovada.

O adesivo vinílico tem sido muito utilizado para esse fim, pois nem todos têm facilidade para restaurar madeira, lixando e pintando a superfície. O adesivo dispensa essas etapas, bastando apenas limpar a superfície de madeira e fazer a aplicação. Estique o adesivo, com o auxílio de uma régua, mas caso surjam bolhas, pressione o local para que sumam. Use uma agulha para furar a região da bolha e permitir a saída de ar. São muitas as estampas à venda permitindo a personalização do móvel, como temas infantis, cores opacas, flores, imitação de madeira e desenhos variados.

Essa técnica é indicada para móveis como armários, mesas, criado mudo e prateleiras. No caso dos armários, é necessário retirar os puxadores para melhor aplicação.

puuuf Como decorar seu quarto gastando poucoMorgy/Flickr

Para decorar fazendo economia, basta ter criatividade para inovar na maneira de distribuir os objetos pelo ambiente, adquirindo itens mais baratos e readaptando suas funções, além de  reciclar materiais que normalmente seriam descartados. Além de poupar com o custo da decoração do espaço, essa é uma ótima forma de embelezar o quarto e auxiliar na preservação do meio ambiente.

 

(Imagem destaque: PRINSOTEL HOTELS/Flickr)

1 reply to this post