Como decorar um escritório pequeno


p1

Um dos maiores desafios da decoração é transformar um ambiente pequeno em um espaço funcional e agradável, que permita a realização de tarefas e a circulação de pessoas sem que estas precisem disputar cada centímetro com móveis e objetos.

3 F550x45030 Como decorar um escritório pequenoSean Mac Entee/Flickr

Mas, os ambientes pequenos também tem o seu charme e, além disso, são relativamente fáceis de decorar, pois com poucos objetos e criatividade, é possível criar um lugar charmoso e muito agradável.

Se você quer descobrir como decorar um escritório pequeno, leve em conta algumas dicas que selecionamos e adapte-as ao seu gosto pessoal e às suas necessidades, tudo com muita praticidade.

Como decorar um escritório pequeno

Como se trata de um espaço reduzido, é preciso levar em contas alguns detalhes que, embora não pareça, fazem a diferença. Veja cada um deles:

Paredes

Um ambiente pequeno requer paredes em tonalidades claras, como o clássico branco ou tons pastéis. É permitido e até interessante cobrir apenas uma parede ou um pequeno espaço com papel de parede ou tinta colorida. Efeitos como grafiato, uso de pastilhas ou outras técnicas são válidas para ambientes pequenos e deixam o escritório ainda mais diferenciado e agradável.

Estantes e prateleiras

Se pretende usar estantes para guardar livros e outros objetos, opte pelos modelos altos e estreitos. Este tipo de estante ocupa menos espaço e pode ser colocada em qualquer canto do escritório.

Use prateleiras estrategicamente instaladas nas paredes, sempre nas partes mais altas, para que não ocupem muito espaço e não prejudiquem a circulação de pessoas. Aposte em nichos de madeira sempre qe possível, pois são a última tendência em decoração e, além de funcionais, deixam o ambiente mais exclusivo.

Se o espaço é mesmo muito reduzido, experimente colocar prateleiras e nichos sobre a mesa ou escravaninha, que poderá ser cercada por duas estantes estreitas e altas. Outra opção é pedir a ajuda de uma empresa que fabrique móveis planejados ou a ajuda de um marceneiro qualificado para usar todos os espaços disponíveis com móveis deste tipo.

1 F550x45030 Como decorar um escritório pequenoloveMaegan/Flickr

Mesas e cadeiras

As mesas devem ser colocadas em locais próximos a janelas e devem ser encostadas nas paredes, se o espaço for muito reduzido. Onde há alguns metros sobrando, poderão ser colocadas de frente para a porta e de costas para janelas, para que recebam maior claridade do sol.

Se as mesas disponíveis no mercado não combinam com o espaço disponível, use a criatividade e aposte nos cavaletes com tampo de madeira ou vidro para criar sua mesa personalizada. Estes modelos de mesa são muito usados em ambientes despojados. Mas, se o seu escritório requer um ar mais sóbrio, o melhor é procurar por empresas de móveis planejados quando não encontrar uma mesa que caiba no espaço a ela destinado.

Opte por cadeiras confortáveis e com rodízio. Este tipo de acabamento permite uma movimentação mais prática, principalmente quando o espaço é curto.

Acessórios e objetos decorativos

Incremente o seu escritório objetos de bom gosto e que combinem com o seu estilo. Neste ponto, é possível destinar um espaço para quadros, vasos com plantas naturais ou artificiais, tapetes e outros acessórios.

Um cabide no canto do escritório, por exemplo, serve para colocar casacos e bolsas enquanto você está trabalhando, sem ocupar o lugar das visitas e clientes no sofá.

Estas são algumas dicas para equilibrar móveis e objetos em ambientes com pouco espaço. Use o seu bom gosto e a sua criatividade para criar um escritório personalizado e muito agradável.

Boa sorte!

(Imagem destaque: Jeroen Sangers/Flickr)