Como decorar uma cozinha


A cozinha sempre foi o lugar mais gostoso da casa e não só por ser o local onde se faz delícias culinárias, mas também por reunir toda a família em volta da mesa. E como nos últimos anos o mercado de decoração e design de interiores, ficou mais em conta deixar cada ambiente da casa com o jeito de cada um. Decorar a cozinha é sempre uma tarefa prazerosa para a dona de casa, nesse ambiente ela passa muitas horas do dia e quanto tem um clima agradável, fica melhor executar as tarefas domésticas diárias.

Seleção de ideias, que podem ser absorvidas de blogs e revistas de decoração
Lista de itens de acordo com as ideias selecionadas, seguido da aquisição dos itens da lista
Definição de tema e/ou paleta de cores

Defina um tema

Quando se define um tema, fica mais fácil comprar os ítens para compor a decoração da sua cozinha e evitar as compras por impulso. Por exemplo, algumas cozinhas têm como tema: girassol, vaquinhas, flores e outros, etc e tudo que for comprado em utensílios, enxoval, objetos decorativos, relógio de parede, tudo tem que ter alguma coisa a ver com o tema, seja na cor ou na estampa.

3240119298 7d2bf9c432 Como decorar uma cozinhajeremylevinedesign/Flickr

Defina paleta de cores

Paleta de cores é um conjunto de cores que combinam entre si e que serão a base da decoração da cozinha. Tendo ou não um tema, a paleta de cores precisa ser composta. Algumas sugestões: vermelho 2 tons de verde e branco; amarelo, laranja, cinza e branco; preto, branco, amarelo e marrom; azul marinho, vermelho, branco.

Defina itens

De acordo com as ideias selecionadas por você para compor a decoração da cozinha, relacione os itens que ainda não ou precisa comprar novos e vá as compras com lista definida. É mais econômico e mais objetivo. Os itens comuns à maioria das cozinhas são: cortina, trilhos de mesa, toalha de mesa, capas para eletrodomésticos e água, garrafa térmica, utensilios funcionais, jogo de 3 tapetes (pia, fogão e geladeira), lixeiro de chão e de pia, porta detergente, sabão e esponja, bandeja, jogo de xícaras de café e de chá, relógio de parede, puxa saco, etc. Se esses itens que mais aparecem tiverem alguma relação com o tema e com a paleta de cores, causará um equilíbrio na decoração da cozinha.

Compras e Instalação

Após a etapa das compras, vem a instalação. Se optou por aplicar adesivos ou papel de parede faça isso após uma profunda limpeza no ambiente. Se tiver optado por instalar prateleiras, quadros, ou outros itens pendurados à parede, faça nessa etapa e a cozinha fica próxima da conclusão.

173933370 06a844a121 Como decorar uma cozinha/jeffbelmonte/Flickr

Onde comprar

Quem mora em grandes cidades certamente têm muitas opções de lojas com artigos diferenciados e cheios de estilo. Mas quem mora em cidades pequenas e encontrem dificuldade para encontrar itens que agradem, procure pelo menos alguns dos itens da sua lista em sites como Tok Stok, Mobly, Maria Presenteira, Imaginarium, entre outras. Procure ter alguns itens bem estilosos e componha o restante com peças básicas.

Ideia artesanal

Quem borda em ponto cruz pode bordar um ramalhete de rosas em um pedaço de etamine e depois mande enquadrar. Um quadro bordado passa um ar de aconchego ao ambiente.

(Imagem destaque: Grant McLean/Flickr)

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar !