Como decorar uma sala pequena com pouco dinheiro


2099364614_59d8ec22d5

A sala é o cartão de visitas de uma casa. É na sala o lugar onde a família se reúne para o descanso, é na sala que recebemos as pessoas, e é na sala o lugar onde os momentos mais felizes acontecem já que é o ambiente mais utilizado numa casa.

No entanto, os apartamentos estão cada vez mais minúsculos e mobiliar adequadamente uma sala se tornou uma aventura e tanto. A impressão que se tem é que ali só vai caber, quanto muito, um jogo de sofá e a televisão, e, que a única opção que temos é gastar muito dinheiro mandando fazer móveis planejados.

Mas para tudo se dá um jeito e se você está querendo trocar a decoração de sua sala ou vai se mudar para um apartamento pequeno e não pode gastar muito, confira nossas dicas e veja como bom gosto não tem nada a ver com gastos excessivos e espaços grandes.

2315705263 31d3aa21ba Como decorar uma sala pequena com pouco dinheirojinkazamah/Flickr

Como decorar uma sala pequena

  1. Pinte você mesmo as paredes com cores claras – palha, tons pastéis e brancos darão a sensação de amplitude. Se desejar uma cor mais forte escolha apenas uma parede e evite texturas e tijolinhos aparentes que deixarão o ambiente fechado demais .
  2. Escolha poucos móveis e que tenham cores parecidas com as paredes, assim como as portas e janelas. Esse cuidado trará um efeito de continuidade e amplitude.
  3. Calcule minuciosamente todas as metragens do ambiente e só depois escolha móveis proporcionais e de acordo as medidas que você tirou. Por favor…tenha bom senso no momento de comprar os móveis.
  4. Escolha um sofá bem aconchegante e com tecido resistente, que geralmente são bem mais baratos. Seria interessante também que ele não tivesse braços que costumam diminuir o campo de visão.
  5. Tente adquirir móveis com várias funções, já que será necessário otimizar o espaço. Sofá cama, caixotes decorados que servem como mesas e ao mesmo tempo guardam livros e objetos,  prateleiras suspensas, pufes no lugar de mesas de canto,  etc.
  6. Prefira cortinas finas, leves e compridas até o chão – que faz com que o ambiente pareça maior do que realmente é. Não esqueça também de combinar a cor da cortina com a cor da parede.
  7. Aproveite a altura do ambiente. Coloque prateleiras até o teto, pegando toda a parede. São baratas e servem para colocar os livros e objetos de decoração.
  8. Retire portas e estenda o espaço da sala até a varanda – se houver uma varanda, obviamente. Feche-a com vidro temperado e coloque ali um ambiente apropriado para leitura com plantas, almofadões e pufes revestidos em tecidos rústicos, mesas  baixas e revisteiros. Também fica muito legal fazer ai o Home Office, colocando o computador em um aparador moderno, com uma bela cadeira revestida no mesmo tecido do sofá.

5252735153 851577184c Como decorar uma sala pequena com pouco dinheiroiriskh/Flickr

Dicas

  • Não há necessidade de encostar o sofá na parede, ao contrário, aproveite o seu encosto para encostar ali um banco ou a mesa.
  • Luminárias suspensas são ótimas opções no lugar do abajur, pois não custam caro e não ocupam espaço.
  • Móveis sem puxadores permitem que o ambiente fique mais bonito.
  • Se houver uma mesa de jantar ou mesas de centro, prefira as que tenham tampo de vidro ou transparentes, pois também ampliam o campo de visão.

Com nossas dicas você percebeu que decorar uma sala minúscula não é um bicho de sete cabeças e, com capricho é possível criar ambientes super aconchegantes e bonitos.

Boa sorte!

 (Imagem Destaque: daryl_mitchell/Flickr)