Como decorar uma sala pequena


456138408_6e2489d302_z-F550x450

Decorar ambientes pequenos é sempre um desafio, principalmente quando precisamos aliar beleza com funcionalidade, como no caso das cozinhas e quartos. A sala pequena, por exemplo, tem tudo para ser mais simples, especialmente se ela tiver uma só função, como  sala de estar, sala de tv ou de jantar.

Juntar todas essas funcionalidades em um só cômodo pequeno é uma desafio e tanto. Mas, independente de como será a sua sala, há alguns truques clássicos que podem ajudar nessa missão.

5025572507 bb29dbfcba z F550x450 Como decorar uma sala pequena

via flickr

Dicas:

  • Ter poucos móveis. Quer que um cômodo pareça muito menor que ele realmente é, é só enche-lo de móveis e comprovar. É muito melhor ter os essenciais e confortáveis do que vários e comprometer a circulação de gente e ar.
  • Estantes grandes, inteiriças e de cor escura também fazem o cômodo parecer ainda menor. Prefira tons claros e racks que são menores. Um exemplo que funciona são os racks que vêm conjugados com painel para fixar a TV na parede. É moderno, funcional e não “diminui” o ambiente.
  • Outra opção para expor os enfeites, são as prateleiras fixadas na parede, geralmente com mão-francesa. As prateleiras podem ficar acima do rack, se não tiver o painel com a TV, ou acima do sofá, ou seja, você ganha espaço.
  • O clássico jogo dos espelhos. Eles dão a impressão de o cômodo ser maior. Coloque um retangular com 60 cm de altura por 1,20 mt de largura na parede que dá de frente com a porta de entrada. Quando se entra na sala, a visão é influenciada com o efeito do espelho. Sempre funciona.
  • Paredes claras. Pode ser gelo, branco ou off white, essas cores dão amplitude ao ambiente. Enquanto que cores escuras e vibrantes dão a impressão de que a sala é menor. Se quiser aproveitar a tendência de uma parede colorida, ou uma parede com textura, ou ainda com papel de parede, escolha a menor parede para receber esse acabamento diferenciado e as demais, o mais claro possível.
  • Mesa de centro, essa é a primeira que é deixada de lado quando a sala é pequena demais. A mesa de centro  é muito mais funcional, que decorativa. Apara qualquer alimento ou bebida que forem servidos na sala, livros e muito mais! Portanto, se sua sala é pequena, você não precisa abrir mão dela. É só escolher o modelo certo. Há nas lojas um modelo de mesa que parece mais uma bancada ou banco, geralmente mais estreita, ocupa menos espaço e ainda dá para acomodar um ou 2 pufs debaixo, usado nos dias de visitas, quando os assentos do sofá são insuficientes.
    340260681 627faa87ab z F550x450 Como decorar uma sala pequena

    via flickr

  • Escolha a cortina certa. Para ambientes muito pequenos a persiana é ideal, pois ela não dá volume para a sala, ao contrário das cortinas muito elaboradas, com forro e bandô, principalmente quanto são feitas em tecidos pesados como jaquard, gorgurinho, entre outros similares. As cortinas fluidas e leves, sem muitos enfeites também caem bem, sem tornar o ambiente visualmente menor.
  • Se precisar ou quiser uma luminária na sala prefira as que são fixadas na parede ou as que tem clips. Tudo que puder evitar de por no chão, melhor.
  • Televisão no tamanho ideal. Se escolher uma tv muito grande, vai parecer que a sala encolheu. Se você não quer isso, atente para essas medidas sugeridas por fabricantes de tvs: 30 a 37 polegadas para 2 a 2,5 metros de distância; 40 a 50 polegadas: 3 a 4 metros; mais que 50 polegadas: a partir de 4 metros.
  • Lustres também devem seguir a proporcionalidade, de pequenos a médios.
  • Se fizer questão de um sofá com chaise, prefira os modelos retráteis, para garantir a circulação de pessoas quando não estiver usando-o.

Com essas dez dicas em prática, sua sala pequena fica confortável, prática e bonita!

1 reply to this post