Como decorar uma sala


04

As salas podem ser de estar, para receber visitas, de jantar para as refeições e de TV. Em muitos lares brasileiros houve uma fusão delas, ficando a sala para tv e receber visitas e, as refeições, passaram para cozinha. Essa mudança de hábito se deu por questões financeiras e devido a rotina do brasileiro, cada dia mais corrida. Mas há sim quem não abra mão de ter os três ambientes distintos, por isso tome nota de algumas dicas para você decorar a(s) sua(s).

5462652489 3bb81c08fe Como decorar uma sala

Via Flickr

Se a sala é para TV, precisa ter o conforto como prioridade. Sofás macios e espaçosos, tapete com toque macio, pufs e poltronas. Esses itens garantem conforto e multiplicam os assentos. Além deles, precisará de um rack ou estante para acomodar o aparelho de televisão. Uma tendência que está tomando conta do mercado, são os racks e painéis para que a TV de LED, LCD ou Plasma fique na parede. Com isso, a sala fica mais clean e mais moderna. Mas, como conforto é palavra de ordem nesse espaço, garanta a distância ideal entre o sofá e a televisão, tome como base as seguintes medidas:

  • 32″: A distância ideal é 1,70 m;
  • 42″: 3,20 m;
  • 52″: 4 m;
  • 60″: Não menos que 4,5 m.

O estilo é recomendado que seja neutro, pois é o ambiente onde todos da casa frequentarão, logo, a decoração precisa agradar a todos. Monte uma paleta de cores e trabalhe a decoração baseada nelas, para obter um visual harmônico. Não necessariamente a paleta precisa de tom sobre tom. Você pode, por exemplo, criar uma paleta com azul turquesa, bege, marrom e magenta. Se tudo que for comprar tiver relação com essas cores, a sala fica mais bonita!

Sala de Jantar 

Embora a maioria das pessoas que a tem use-a somente em ocasiões especiais, essa sala serve para refeições, logo, precisa de mesa, cadeiras com altura proporcional e confortáveis, não necessariamente iguais. É bom que se tenha um aparador. Caso queira tapete, ele precisa ser grande o suficiente para que mesa e cadeiras fique sobre ele. Se não quiser criar delimitações, escolha um tapete da mesma cor ou próximo da cor do piso.

A sala precisa ser arejada e uma boa forma de se conseguir esse efeito é usando cortinas leves, boa iluminação e paredes em cores claras. Se desejar por papel de parede, coloque em apenas uma, menos é mais!

5462652737 00acc4c809 Como decorar uma sala

Via Flickr

Sala de Estar

Se a sala tem como principal objetivo acolher as visitas, pense nelas na hora de compor a decoração. Sofás muito macios que “engolem” a pessoa que senta nele não é uma boa. Escolha um macio na medida certa, confortável e em cor neutra. Uma mesa de centro é bastante útil para acomodar as xícaras do café que for servido. Também é útil ter já no hall de entrada um porta sombrinhas, a menos que more em lugar seco que chova muito pouco.

Coloque um mancebo para que as visitas possam pendurar bolsa, casaco, chapéus. São elementos que decoram e deixam a visita mais tranquila. Forme uma paleta de cores universais, ou seja, aquelas que agradam a maioria: tons terrosos, com rosa seco e nude são uma boa escolha. Se preferir, escolha o azul celeste como base, abuse do branco e de tecidos floridos nas almofadas, pufs e poltronas.

Aproveite essas dicas para renovar o visual das suas salas!