Como descobrir seu PIS/PASEP


pis-pasep

Saber o número do PIS/PASEP, Programa de Integração Social e Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público, é fundamental na hora de receber alguns benefícios, como o Fundo de Garantia por Tempo de Serviço, abono salarial ou seguro-desemprego. Vale lembrar que esses benefícios são fornecidos apenas para trabalhadores registrados, ficam de fora os autônomos ou freelancers.

receber pis pasep Como descobrir seu PIS/PASEPTrata-se de uma sequência de onze números que são cadastrados pelo empregador através do Documento de Cadastro do Trabalhador. Na maioria das vezes ele é único durante toda a vida profissional e data do primeiro emprego formal da pessoa. Esse direito foi criado nos anos 70 através da lei complementar de número 01/70, sendo que ao longo da história sofreu algumas mudanças. Hoje em dia todo trabalho de carteira assinada é obrigado a fornecer esse benefício, caso descumpra a lei, poderão sofrer consequências.pis pasep 2013 calendario pagamentos Como descobrir seu PIS/PASEP

Aprenda a descobrir o seu PIS/PASEP
Descobrir qual é o seu número do PIS/PASEP e consultar o valor que já está disponível no seu FGTS é muito fácil.

  1. Separe sua carteira de trabalho, os novos modelos costumam trazer essa informação logo na folha que trás a foto do trabalhador, outros modelos costumam trazer o número na última folha, então é muito importante verificar se essa informação já não está disponível no documento.
  2. Acesse o site da Dataprev – http://www.dataprev.gov.br/servicos/cadint/cadint.html – caso você não tenha encontrado o número na sua carteira de trabalho. Esse é o site responsável pelo cadastro do PIS/PASEP.
  3. Clique na opção “inscrição” e preencha a ficha com os seus dados pessoais que serão solicitados: nome, data de nascimento e documentos básicos como RG e CPF.
  4. Verifique se os seus dados estão corretos, clique então em confirmar. Caso você ainda não tenha o número cadastrado, será redirecionado para uma nova tela para completar o cadastro.
  5. Vá até uma agência da Caixa Econômica Federal se desejar consultar o seu saldo de FGTS ou outras informações.

Dicas:

  • Use os seus fundos para investir em algo de valor, como imóveis, em alguns casos o saque do dinheiro é proibido pelo governo.
  • Verifique se a sua empresa está cumprindo corretamente a lei, caso contrário você poderá entrar em contato com o Ministério do Trabalho e fazer uma denúncia formal.
  • Você poderá consultar o seu saldo também pelo site da Caixa se já possuir o número do PIS/PASEP
  • Para facilitar a vida das pessoas, a Caixa colocou à disposição das pessoas um cartão chamado Cartão Cidadão, através dele é possível fazer transações direto do caixa eletrônico.
  • Em caso de mais dúvidas, o governo disponibilizou para os trabalhadores duas linhas de telefone: PASEP – 4004-0001 (capitais e regiões metropolitanas)/0800 729 0001 (demais regiões) e o PIS – 0800 285 0101 – Sudeste, Nordeste e Norte/ 0800 61 0101 – Sul e Centro-Oeste.

As vantagens oferecidas pelo governo são um incentivo para que os trabalhadores procurem empregos formais, mas algumas empresas ainda reclamam das altas taxas para manter um empregado. Justamente pelo pagamento dessas taxas que todo empregado deve sempre se manter informado sobre o PIS/PASEP. Boa sorte!

4 replies to this post
  1. sou foncionario publico municipal prefeitura m de santana bahia aposentei tenho des 90 um cadastro no pasep so consegui 05 saques fui fazer o saque total nao tinha saldo fui informado pela prefeitura que meu pasep foi extinto peco ajuda por favor mim oriente como devo fazer muito obrigado charles dos reis souza