Como descrever o perfil profissional no currículo


medium_2304874364

O primeiro passo tomado por uma empresa antes de realizar a contratação de sua equipe de trabalho é a analise do currículo dos candidatos as mais diferentes vagas dentro da organização, de acordo com a necessidade de pessoal e a realidade do grupo.

O currículo nada mais é do que um documento que traz uma breve apresentação do candidato, suas qualificações (o que ele sabe e pretende fazer) e suas experiências profissionais. Neste documento o indivíduo deve fazer uma espécie de auto-promoção e chamar a atenção da empresa para que analise, principalmente, suas qualidades e aptidões.

Caso o currículo não seja bem elaborado ou careça das principais informações, o candidato pode ser eliminado dos processos de seleção e entrevistas com os gestores da empresa, perdendo grandes oportunidades e sendo mal avaliado pelo mercado. Portanto, é extremamente importante saber elaborar um currículo que poderá ser seu convite para integrar a empresa de seus sonhos.

Veja agora as principais dicas para valorizar seu currículo e saiba como descrever o seu perfil profissional corretamente em vista da realização e sucesso profissional.

medium 1481682830 Como descrever o perfil profissional no currículo

Via Flickr

Como descrever o perfil profissional no currículo

O currículo é o documento que leva até a empresa tudo o que você sabe fazer e o que ela ganhará contratando-o. O perfil profissional, ou seja, as informações, qualificações e experiências, será criteriosamente avaliado pelos selecionadores e caso estejam de acordo com as necessidades da organização e bem vistos por ela, será selecionado e encaminhado para entrevistas com os responsáveis pela área almejada, o que já é uma grande vitória em meio a crescente concorrência e qualidade dos profissionais que fazem o atual mercado de trabalho.

Entenda seu currículo como uma propaganda, onde o objetivo é fazer com que uma rede (empresa) venda o produto que você tem a oferecer (perfil profissional) e, desta forma, imagine como uma rede sente-se atraída por um produto. Certamente ela vai querer ser associada à qualidade, responsabilidade, competência e lucratividade, sendo estes os fatores que você deve focar ao elaborar seu currículo  afinal, as empresas contratam profissionais para alcançarem novos clientes e também para descobrir novos talentos que trarão novas conquistas, oportunidades e crescimento.

Tomando como base esta metáfora e enxergando a realidade do mercado de trabalho que prioriza cada vez mais a qualificação profissional e a tecnologia, comece a elaborar seu currículo de acordo com sua realidade, evitando informações falsas e chamativas que não fazem parte do seu histórico acadêmico/profissional.

O que colocar em meu currículo?

Seu currículo deve conter as seguintes informações expressas de acordo com esta ordem:

  • Dados Pessoais: Nome completo, naturalidade, estado civil  endereço, telefone (ao menos dois números diferentes) e e-mail.
  • Objetivo: Coloque aqui sua profissão ou suas pretensões de cargo. Exemplo: Secretária, Auxiliar de Produção, Administrador, etc. Exponha até três cargos.
  • Perfil Profissional: Neste campo você resume suas qualificações como profissional e aproveita para expor algumas de suas qualidades, como comunicação interpessoal, dinamismo, criatividade, etc. Mas tome cuidado para não se exaltar exageradamente e não incluir informações falsas sobre você e suas qualificações.
  • Formação Escolar: Registre neste espaço suas formações acadêmias concluídas ou em conclusão de acordo com a linha de tempo (Ensino médio, graduação, pós graduação, mestrado, doutorado).
  • Cursos Extracurriculares e de Idiomas: Aqui você pode descrever cursos de extensão, de aprofundamento ou especialização em áreas distintas (informática, por exemplo). Logo abaixo destes, exponha os idiomas que você entende ou é fluente, um grande diferencial visto pelas empresas.
  • Experiência Profissional: Relate a última empresa que você trabalhou, a data de entrada e saída e resuma suas principais atividades enquanto empregado. Depois vá descrevendo as demais experiências, partindo das últimas para as primeiras. Caso não possua experiência profissional não preencha esta parte.
  • Resumo Profissional: Por fim, mas não menos importante, relate suas habilidades, suas ambições como profissional naquela empresa e exalte algum detalhe anterior que tenha relação com a vaga almejada.
medium 3870577923 Como descrever o perfil profissional no currículo

Via Flickr

Detalhe: Evite mais de uma folha de currículo, resuma bem as informações e só exponha aquelas que julgar serem mais importantes para aquela vaga. Outros detalhes poderão ser relatados em uma futura entrevista.

Seguindo estas dicas e preenchendo seu currículo conforme exposto, você estará dando um belo passo na conquista das melhores vagas do mercado, de acordo com sua qualificação profissional, aptidões e seus talentos. Boa Sorte!

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar !