Como desempedrar o leite materno


800px-Breastfeeding_a_baby

Para um bebê, a alimentação é um dos pontos mais importantes, sendo que é indicado que a mãe do mesmo faça com que a criança tome o leite materno, pois o mesmo contém diversas substâncias que são essenciais para que seu filho cresça de forma correta e desenvolva todas as partes do corpo, sendo que o mesmo é necessário, pelo menos, nos primeiros meses de vida.

O leite materno pode empedrar, sendo que o mesmo é um problema comum, porém temporário e o mesmo não lhe impedirá de amamentar seu bebê. Veja, abaixo, algumas dicas de como desempedrar o leite materno.

800px Breastfeeding of a child Como desempedrar o leite maternoScott/Wikimedia Commons

Dicas

  • Massageie o local. A maneira mais fácil e indicada de desempedrar o leite materno é fazer algumas massagens na região com as próprias mãos por um tempo indeterminado, sendo que o conforto proporcionará a liberação do leite, devendo realizá-la todos os dias para acostumar os seios com aquela liberação e, aos poucos, o leite desempedrar definitivamente, sendo possível a amamentação sem algum esforço.
  • Faça compressas. Umas das maneiras que lhe trará resultados rapidamente são as compressas, sendo que as mesmas podem ser feitas com água quente ou gelada para estimular que o leite materno desempedre, porém tome cuidado com a temperatura, principalmente com a compressa quente, pois a mesma não poderá ser estar fervendo nem demasiadamente aquecida, devendo deixar que a mesma fique morna para, posteriormente, colocá-la em contato com os seios.
  • Passe o ferro quente em cima de uma fralda. Substituindo a compressa, outra maneira de fazer com que o leite materno seja desempedrado é esquentar o ferro de passar e colocá-lo em cima de uma fralda e, quando a mesma estiver morna, colocá-la em contato com os seios.

Breastfeeding child Como desempedrar o leite maternoAexrefous/Wikimedia Commons

  • Use uma bombinha. Existem equipamentos próprios para mulheres que possuem leite materno empedrado, sendo que um destes é conhecido como bombinha, ajudando-lhe a tirar o leite da mama para que o mesmo possa servir de alimento para a criança, não sendo difícil de utilizar o material, porém devendo comprá-lo em lojas especializadas.
  • Utilize conchas. Este é outro equipamento feito especialmente parta as mães que possuem leite materno empedrado em seus seios, sendo que este material permite que, facilmente, ele seja desempedrado. É necessário que você utilize estas conchas em contato com os seios, sendo que a parte em que ficará junto com as mamas, normalmente, é feita de silicone e proporcionará conforto a mãe. Para as mulheres que possuem leite empedrado em um estágio pouco mais avançado ou querem resolver com eficiência e rapidez o processo, é indicado utilizar estas conchas até mesmo na hora de dormir, porém não espante-se com a quantidade que irá sair, pois esta liberação é necessária para desempedrar o leite que há nas mamas. Observação: Opte por conchas que contenham a base flexível, pois as mesmas irão oferecer todo o conforto necessário para que as mesmas possam ser utilizadas o dia inteiro.
  • Dê de mamar com mais frequência. Esta atividade poderá desempedrar seu leite naturalmente, sendo que próprio bebê fará uma força para sugá-lo e o mesmo poderá vir com mais facilidade quanto maior for à frequência que ele for alimentado.

Siga as dicas acima para que você consiga, facilmente, desempedrar o leite materno e fazer a correta alimentação de seu bebê.

Bom trabalho!

(Imagem Destaque: Anton Nossik/Wikimedia Commons)

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar !

4 replies to this post