Como desenhar um rosto


rosto

Desenhar  é uma arte milenar admirada por muitos. Produzir desenhos realistas que se assemelham a fotografias, porém, exige do artista  algum conhecimento das técnicas dessa habilidade. Uma maneira interessante de iniciar um desenho realista é aprender a traçar um rosto humano. Você pode facilmente desenhar um rosto humano seguindo dicas simples de disposição de linhas e figuras geométricas. Que tal encarar esse desafio agora? Você pode se tornar um grande retratista!

desenho1 Como desenhar um rosto

Para realizar a tarefa, você vai precisar de:

  • Lápis de grafite – prefira um lápis macio (B)

A dureza do lápis é classificada em 4 tipos: BHF e HB.

B representa blackness, negritude;

H representa hardness, dureza;

F representa fine, fina (ponta fina);

HB representa um limiar entre B e H, que caracteriza um lápis comum, para escrita.

Escala do mais rígido para o mais macio:

9H > 8H > 7H > 6H > 5H > 4H > 3H > 2H > H > F > HB > B > 2B > 3B > 4B > 5B > 6B > 7B > 8B > 9B

  • Borracha branca e macia
  • Esfuminho (nº 03)
  • Estilete ou apontador
  • Papel Dessin – O tradicional “Papel Canson” (papel com uma gramatura maior). Existem outros como: vegetal, sulfite, jornal, manteiga e isométrico
desenho4 Como desenhar um rosto

Passo a passo:

  1. Você vai precisar iniciar o trabalho com esboços.  Faça um esboço de uma figura geométrica oval para o rosto e uma curva para alinhar os ombros. Posteriormente, você vai trabalhar com eixos horizontais e verticais.
  2. Desenhe  linhas horizontais para alinhar os olhos, as sobrancelhas, o nariz e boca.
  3. Trace uma linha vertical no meio do centro para alinhar o nariz, olhos e boca. Desenhe pequenos círculos para retratar a pupila no centro dos olhos, e termine adicionando cílios e sobrancelhas.
  4. Esboce os fios dos cabelos desenhando no sentido do penteado. Se eles forem longos, esboce os fios que caem sobre o ombro.
  5. Observe a distância entre a linha do cabelo e as sobrancelhas, a boca e o queixo e a distância entre os dois olhos. A distância entre dois olhos é igual ao tamanho de um olho. O nariz está localizado no meio dos olhos.
    desenho2 Como desenhar um rosto
  6. Olhe atentamente para proporções. O nariz é curto ou longo? Utilize as linhas horizontais e verticais bem no meio do desenho como pontos de referência para o nariz. Desenhe dois pequenos círculos de cada lado da linha vertical para representar as narinas. Conecte estes dois círculos com uma forma em S horizontal flutuante.
  7. Adicione os ouvidos do lado de fora da moldura oval em ambos os lados. A curva das orelhas deverá começar pelo centro da linha dos olhos. Faça uma linha interna seguindo a curva principal da orelha para representar o lóbulo, e no centro da orelha desenhe um semicírculo que toca a moldura oval para assemelhar a orelha interna.
  8. Faça as sombras para as maçãs do rosto e testa usando o esfuminho.
desenho3 Como desenhar um rosto

Dicas e truques

Além da técnica, desenhar bem também é uma questão de prática e dedicação. A medida que você aumenta seus rascunhos e experimentos, maiores as chances de alcançar o traço esperado. Não se esqueça de separar intervalos para descansos durante a produção do seu desenho, pois é muito comum que os olhos fiquem “viciados” e não percebam com eficiência as imperfeições. Um último item que não deve ser ignorado é a iluminação do ambiente em que você desenha.  Aproveite a luz natural do dia ou ambientes bem iluminados.

Agora é com você! Depois de adquirir as dicas básicas para o desenho de um rosto, você poderá aperfeiçoar sua técnica e variar nas expressões e posições  da cabeça, além de investir nas cores. Boa sorte e excelentes desenhos!

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar !