Como desentupir a impressora


285641152_c5386f80d9_b

Muitos usuários de impressoras a jato de tinta, mais cedo ou mais tarde, irão se deparar com problemas de entupimento no sistema de impressão de suas impressoras. Este é, em muitas das vezes, um problema fácil de ser resolvido, bastando que o usuário tenha um pouco de conhecimento agregado ao uso da ferramenta adequada para tal tarefa. Nas impressoras modernas o sistema de impressão é composto, em geral, por uma ou duas cabeças de impressão separadas dos cartuchos de tinta, diferente do sistema antigo ainda encontrado em algumas impressoras, onde a mesmas são acopladas ao cartucho. Um exemplo do novo sistema são as impressoras do fabricante HP séries 8000 e K8600, com os modelos HP Oficcejet Pro 8000 e HP Oficcejet Pro K8600 respectivamente. Tratam-se de duas excelentes impressoras robustas, rápidas e econômicas, mas como muitas outras encontradas atualmente no mercado, têm causado algum prejuízo aos seus usuários pela falta de informações sobre como desentupir e/ou fazer a manutenção adequada de suas cabeças de impressão. Veja a seguir algumas dicas importantes que irão te ajudar nessa tarefa.

Manutenção preventiva.

Os mais velhos sempre dizem, sabiamente, que prevenir é melhor do remediar, a mesma máxima vale para as impressoras, independente do modelo. A seguir você irá ver como fazer a limpeza e o desentupimento das cabeças de impressão de maneira rápida e prática.

2317909827 ff32cc22bf b Como desentupir a impressoraMateriais necessários para limpeza simples.

Limpar as cabeças de impressão pelo menos uma vez por semana geralmente já é o suficiente para prolongar a vida útil das mesmas, lembrando que isso só é suficiente caso ela esteja funcionando normalmente, sem falhas ou apenas com pequenos entupimentos. Para este processo simples você irá precisar de:

  • Papel toalha
  • Cotonetes
  • Líquido de limpeza, deve ser específico para a tarefa e você pode encontrá-lo facilmente na internet em sites de venda. Existem vários fornecedores, um deles é a formulabs/sensiet que tem excelente qualidade e custo acessível.

Procedimento:

  1. Ligue sua impressora e desligue o cabo de força no momento em que o carro de impressão tiver avançado até o meio mais ou menos, assim você poderá ter acesso às cabeças de impressão facilmente.
  2. Você também poderá remover a tampa da carenagem da impressora que cobre as cabeças quando o aparelho está em descanso (impressora desligada), basta soltar o único parafuso que a fixa e fazer uma leve pressão para o lado direito.
  3. Abra o compartimento onde estão alojadas as cabeças, basta puxar a tampa para cima até que ela destrave, o funcionamento é como um copo de automóvel em dobradiças, quando fechado ele trava as cabeças para o funcionamento correto.
  4. Geralmente este procedimento é mostrado com imagens expostas na própria impressora.
  5. Remova uma das cabeças de impressão puxando-a levemente para cima, através da alça que vem acoplada à mesma. Cuidado neste processo para evitar a quebra das alças.
  6. Não toque nos contatos eletrônicos da impressora, sob o risco de queimá-los.
  7. Coloque a cabeça de impressão apoiada sobre uma folha de papel toalha sobre uma mesa, ela deve ficar de cabeça para baixo para que você veja as trilhas onde saem a tinta.
  8. Coloque um pouco líquido de limpeza em um recipiente limpo, você poderá usar a própria tampa do vidro ou uma tampa de garrafa pet devidamente higienizada. Evite utilizar líquido em excesso.
  9.  Umedeça o cotonete no líquido e aplique em movimentos leves e lineares nas trilhas de impressão, faça este processo uma duas ou três vezes trocando o cotonete sempre que necessário.
  10. Coloque agora a cabeça de impressão apoiada sobre o papel toalha na mesa, de modo que as trilhas de impressão estejam apoiadas sobre o mesmo, e deslize a cabeça de impressão exercendo uma leve pressão.
  11. Serão formadas trilhas de tinta correspondentes às cores da cabeça que está sendo limpa.
  12. Repita este processo duas ou três vezes.
  13. Retorne imediatamente a cabeça de impressão para seu respectivo compartimento na impressora, isto evita que ela resseque e volte a entupir
  14. Agora feche a impressora e acione-a para conferir se esta tudo certo, para isso imprima uma página de teste.
  15. Para melhorar o desentupimento você pode deixar uma ou duas gosta do líquido de molho dentro da cabeça por alguns minutos, antes de começar o processo de limpeza.

Dicas importantes:

  • Se você fez o procedimento certinho e mesmo assim a impressora ainda não esta 100%, uma limpeza mais profunda deverá ser feita. Para isso, procure ajuda da assistência técnica.
  • Procure sempre manter a impressora funcionando, evite deixá-la parada por muito tempo, caso contrário a tinta residual poderá secar resultando em entupimento.
  • Evite usar o procedimento de limpeza que acompanha o software da impressora, devida à baixa refrigeração, ele pode diminuir a vida útil do seu equipamento.
  • Se você usa algum sistema de Builk Ink ou Max Cartuchão, lembre-se de nunca deixar os reservatórios abaixo do limite estipulado pelo fabricante, para evitar entrada de ar no mesmo, o que causaria a queima das cabeças.
  • Imprima poucas cópias por vez (no máximo 10) e, se possível, faça no modo normal, evite o econômico.
  • Use tintas de boa qualidade, de preferência as recomendadas pelo fabricante.
  • Evite utilizar cartuchos recauchutados.

Boa sorte!

1 reply to this post